Daniel Giussani

Daniel Giussani

Agência de Comunicação

Estou no quarto semestre de Jornalismo da UFRGS. Participo do UFGRSMUNDI desde 2018. Também participo do UFRGSMUN. Já trabalhei como bolsista voluntário do Núcleo de Produção e Ensino em Televisão e no Núcleo de Pesquisa em Audiovisual, como pesquisador científico. Também já trabalhei como produtor e repórter na Rádio Pampa e na Rádio Grenal. Atualmente, sou Assistente de Conteúdo de GaúchaZH e do Grupo RBS e co-fundador do site Acabou em Pizza.

Nunca paro em nenhum lugar e tô sempre atrás de algo novo para fazer. Sou muito inquieto. Adoro começar projetos novos. A coisa que eu mais gosto de fazer é ver filmes. Amo musicais. Meu filme favorito é Os Miseráveis. Sério, tento ver pelo menos uma vez por mês e sei todas as músicas de cor. Adoro assistir séries, to decepcionado com os rumos de Game of Thrones e sou vidrado em tudo relacionado à cinema e audiovisual. Também gosto de ler ficção brasileira, mas confesso não consigo ler tanto quanto lia uma vez. Já fiz teatro e participei de clubes de ciência. Já viajei o Brasil e fui até para os Estados Unidos para apresentar um plástico feito a partir da palha de milho que desenvolvi junto com dois amigos. Enfim, sou bastante eclético, como podem perceber. Ah, adoro assistir reactions no Youtube. Essa é uma característica que não costumo falar por aí 😉

Eduardo Rius

Eduardo Rius

Agência de Comunicação

Já fui bolsista administrativo no Decordi/UFRGS, onde trabalhava com a situação de colegas cotistas de renda, e já estagiei numa empresa de marketing digital. No momento, estagio na Linha Turismo Porto Alegre, o city tour da capital gaúcha. Já participei de outras simulações dentro e fora de Porto Alegre, como PAMPASUL, UFSCMUN, UFRGSMUN e Mundo Ritter. Dentro da UFRGS, integro outros dois projetos de extensão, o Ripe e o UFRGSMUN. Interesso-me pela pesquisa em mídia e relações internacionais. Sou estudante do último ano de Relações Internacionais na UFRGS, mas já cheguei a cursar um ano de Jornalismo antes de ingressar em RI.

Louco por festas e por rebolar até o chão. Acorda ligado no 220v (isso irrita algumas pessoas), e tem empolgação pra dar e vender. Ótima cia pra dar boas risadas ou falar da vida.

Isabella Carpentieri

Isabella Carpentieri

Agência de Comunicação

Durante o ano de 2018 fui bolsista da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFRGS e tive importunidade de participar da pesquisa de campo intitulada “Perfil Socioeconômico e Laboral das Pessoas Refugiadas no Brasil”, que teve como objetivo traçar um panorama dos refugiados residentes no Brasil para a posterior elaboração de políticas públicas voltadas a esse grupo. O MUNDI 2019 é a minha primeira experiência com simulações.

No meu tempo livre eu gosto de sair com meus amigos pra assistir um filme e comer sorvete na Cidade Baixa, mas ultimamente eu só tenho vontade de dormir e ver Netflix. Eu me considero uma pessoa engraçadinha, e tranquila, e definitivamente não sei escrever sobre mim mesma e minhas características.

Natália Dorneles

Natália Dorneles

Agência de Comunicação

Natália Dorneles é estudante de Relações Internacionais do 7º semestre e participa há 3 anos do projeto UFRGSMUNDI. Antes de integrar a equipe do projeto, no primeiro ano da graduação Natália participou da empresa júnior Equilíbrio e trabalhou como bolsista no Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU). Ao longo do curso, Natália participou de diversas simulações com destaque ao Pampasul 2016 em que foi representante de Camarões no Conselho de Direitos Humanos e no UFRGSMUN 2016 como representante do Vietnã no comitê da ASEAN Defense Ministers Meeting. Além do seu engajamento com os projetos de extensão como o UFRGSMUNDI, UFRGSMUN e BIS, atualmente, a integrante do comitê da Agência de Comunicação realiza estágio na Dell no setor de Talent Acquisition. Suas principais áreas de interesse na graduação são: Segurança Internacional e Política Externa.

Se Natália fosse algum personagem de série, ela certamente seria a soma de Mônica de “Friends” e Michaela Pratt de “How to Get Away With Murder”. Uma mistura de estudante dedicada com uma mulher louca por organização. Natália adora maratonar séries e luta pelos injustiçados com finais nem tão bons, como a série “Lost” e “Pretty Little Liars”. Por outro lado, para ela Game Of Thrones só não tem justificativa mesmo. Dentre seus hobbies destacam-se ler, assistir series e filmes (menos de terror), passear com seu cachorro Obama e nadar.

Aline Souza

Aline Souza

Assembleia Geral

Participei do UFRGSMUNDI pela primeira vez em 2018, no Conselho de Segurança. Atualmente, faço parte das equipes do UFRGSMUN e RIPE, que também são projetos de extensão. Tenho como principais áreas de interesse Política Internacional, América Latina, pesquisando Cooperação Sul-Sul na Política Externa Brasileira.

“Se tu misturar a Docinho das Meninas Superpoderosas com a Gina Linetti de Brooklyn Nine-Nine e o Chandler Bing de Friends, o resultado seria a Aline.”

Arthur Gregório

Arthur Gregório

Assembleia Geral

Arthur é estudante de Relações Internacionais na UFRGS e, em 2019, participará da organização do UFRGSMUNDI pela primeira vez. Seu primeiro contato com simulações foi em 2015 e, desde então, participou de diversos eventos, tanto em Porto Alegre quanto em outras cidades. Além do MUNDI, Arthur participa também do UFRGSMUN e do BIS, ambos projetos parceiros.

Arthur é obcecado pelo jogo Europa Universalis 4 e, somando às horas despendidas nele as horas usadas lendo textos da faculdade, deve ter passado metade de sua vida usando o computador. Seus outros hobbies incluem ler, assistir séries e ouvir as mesmas músicas de novo e de novo. Sendo completamente incapaz de se localizar em qualquer lugar que não seja a sua casa e o Campus Centro, passa a maior parte do tempo fingindo que sabe onde está e o que está acontecendo ao seu redor.

Bibiana Golambieski

Bibiana Golambieski

Assembleia Geral

Simulação no evento Pampasul, nas edições 2017 e 2018, e participação no Encontro Regional de Estudantes de Relações Internacionais. Bolsista voluntária nas Oficinas Temáticas de Relações Internacionais, atuando na realização e divulgação desta, e também realizando esses serviços na Oficina de Estudos sobre China e Leste Asiático. Não desenvolvo nenhuma pesquisa acadêmica. Ainda assim possuo interesse no que tange a Política Externa Brasileira, Teorias de Relações Internacionais e Cultura. Atualmente sou diretora de projetos do Instituto Sul-americano de Política e Estratégia e bolsista da TUAUFRGS.

Sabe aquela pessoa que é muito fácil de fazer rir? Então, essa é a Bibs. Mas tem mais um detalhe, recomendo muito fazer ela rir, pois a risada é daquelas gostosa de ouvir e ainda tem o risco de se apaixonar. Ainda, é muito importante alertar sobre uma característica bastante peculiar da Bibs, decorrente da facilidade em ser entretida: talvez, após um lindo ataque de risos, ela corra rapidamente para o banheiro…Bom, atualmente no tempo livre, ela alterna entre sentar e deitar, dada sua condição de mobilidade reduzida (quebrou a perna atravessando a rua). Normalmente, ela seria vista frequentando feiras locais na Cidade Baixa ou comprando colar de artesãos na rua, pois como boa cidadã porto-alegrense do bem, a Bibs consome conscientemente. Por fim, se tem uma coisa que ela gosta muito, é se isolar no interior, abraçar umas ovelhas e tirar fotos bonitas.

Gabriela Penna

Gabriela Penna

Assembleia Geral

Sou estudante do terceiro ano de Relações Internacionais na UFRGS. Em 2015, no ensino médio, tive minha primeira experiência com modelos de simulação no UFRGSMUNDI, representando a Angola no Conselho de Segurança. No meu primeiro ano de faculdade participei de simulações como UFRGSMUN e Pampasul. Além disso, fiz parte da equipe de outros projetos de extensão, como o UFRGSMUN Back in School (BIS) e a Oficina de Estudos sobre China e Leste Asiático (OfChiLa). Em 2018, compus a equipe administrativa do MUNDI, na capacitação de recursos e a equipe acadêmica do UFRGSMUN, como diretora-assistente da CICA. Atualmente faço parte do Grupo de Assessoria para Imigrantes e Refugiados (GAIRE-SAJU) e estágio na Defensoria Pública da União, no atendimento especializado de migrantes, além de fazer parte do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais do Mundo Árabe (NUPRIMA).

A Gabi é uma pessoa muito querida e sensata, com alguns problemas de dicção e, parando pra reparar bem, com a boca virada ao contrário (talvez as duas coisas estejam conectadas…). Se quiser suborná-la, é só dar um ingresso do show da Dingo Bells: pronto, agora tu tem o que quiser dela. Para além disso, ela é uma pessoa positiva, que sempre acredita que as coisas vão dar certo e que vê o melhor nas pessoas. Sabe aquelas pessoas que quando tu fala presta atenção em ti, e um tempo depois ainda vem confirmar se tá tudo bem? Essa é ela!

Mariana Theodoro

Mariana Theodoro

Assembleia Geral

Participou das últimas quatro edições do UFRGSMUNDI, tendo também feito parte da equipe dos projetos parceiros UFRGSMUN BIS e Relações Internacionais para Educadores (RIPE). Atualmente faz parte do Núcleo de Pesquisa em Cultura Política, Estado e Relações Internacionais (CESPRI). Tem como foco de pesquisa a relação entre as organizações não-governamentais e a população russa.

Natural do interior de São Paulo, o que leva a um ocasional r puxado, Mariana é uma adoradora de gatinhos. Não se sabe exatamente sua idade, já que ela parece ter aproximadamente 23 anos, mas, sendo seu principal hobby ser passear pela feira nas manhãs de sábado ficamos em dúvida se na realidade não são 84 anos. Ainda pensa em trocar as Relações Internacionais pelo teatro.

Rafaela Fioreze

Rafaela Fioreze

Assembleia Geral

Participo também do UFRGSMUN e fui Secretária-Acadêmica em 2018. Áreas de interesse: Segurança Internacional e Oriente Médio

Procrastinadora por natureza, Rafaela adora ocupar seu tempo não tão livre com vídeos de cachorrinhos e com testes do Buzzfeed de utilidade e pertinência questionáveis.

Isabelle Caon

Isabelle Caon

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

Fiz poucas coisas acadêmicas, apenas o MUNDI por 3 anos e o BIS por 1 ano. Tenho interesse em temas mais “soft” das RI, como meio ambiente, organizaçoes internacionais, direito internacional, refugiados etc. Esse semestre estou fazendo estágio na Thyssenkrupp, entao estou me aperfeiçoando na área de comércio internacional com o continente latino-americano.

Eu basicamente assisto séries toda a hora haha Adoro ver jogos de futebol, viajar, ficar com meu namorado e ficar com minhas amigas! As pessoas dizem q sou engraçada, mas tb algumas dizem que eu sou muito reclamona, entao acho que vai depender do dia e do momento eu vou estar com um humor diferente. Sou pisciana, entao sou só sonhos e muuuuito sensível, faço tempestade em copo dagua mesmo haha Gosto de incentivar as pessoas mais próximas, e sempre vou dar meu maximo pra manter amizades sinceras perto de mim (outra caracteristica: sou fofa, por isso dessa frase aí). Enfim, amo intensamente algumas coisas, e o MUNDI é uma delas, que venha a loucura que é esse projeto lindo!

Nicole Fankhauser

Nicole Fankhauser

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

Ano passado simulei no Pampasul, ESPMmun, UFSCmun e UFRGSmun, e comecei a participar, além do MUNDI, do acadêmico do BIS (que estou amando!). Me interesso por quase tudo nas Relações Internacionais (recentemente descobri meu interesse pelas questões ambientais) e adoro estudar línguas (atualmente aprendo o alemão).

De acordo com a sensata Ana Paula Pelegrinotti: A Nicole é simplesmente a personificação do deboísmo: faz meditação, pratica esportes regularmente e passeia com seu doguinho ao entardecer. Rolezeira por natureza, sua companhia sempre requisitada pelos amigos quando o assunto é festa. Gosta de leveza em suas relações e de iniciar um dia com um ótimo café da manhã.

Rafaela Dal Ben

Rafaela Dal Ben

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

É estudante do quinto semestre de Relações Internacionais na UFRGS. Além de estar participando do UFRGSMUNDI pela segunda vez, ela também faz parte das equipes acadêmicas do RIPE (Relações Internacionais para Educadores) e do BIS. Atualmente integra o Núcleo de Estudo e Pesquisa dos Países da América do Sul (NEPPAS), participando da pesquisa sobre o Uruguai.

Admitindo preferir filmes a séries, Rafaela frequentemente fica perdida nas conversas quando o assunto é a última temporada de Game Of Thrones. Fã #1 de Jonas Brothers, gosta, no seu tempo livre, de ir a shows, ler, viajar e cozinhar.

Thales Schimitt

Thales Schimitt

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

Participa do BIS, este ano como diretor também da ANUMA. Membro do Grupo de pesquisa sobre Refugiados, Imigrantes e Geopolítica (GRIGs) e do Grupo de Estudos em Relações Internacionais e Meio Ambiente (GERIMA), pesquisando temas relacionados a migração ambiental e impactos da mudança climática em Estados-ilha.

Não sabe viver sem cantarolar músicas aleatórias (o que fica especialmente chato se for free jazz) e lê em absolutamente qualquer lugar. Só pelo rolê cultural, dificilmente resiste aos barzinhos da Rua da Praia. Artista da procrastinação e do conhecimento inútil. Estudante nas horas vagas.

Vinícius Altair

Vinícius Altair

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

Estagiou em órgãos públicos na área de Direito, particularmente fornecimento de medicamentos e ambiental. Participou do Núcleo de Estudos em Direito Empresarial, Falimentar e Recuperação Judicial (NEF) e do Núcleo de Extensão em Direito, Economia e Políticas Públicas (NEDEP), ambos em 2017. Compôs a Diretoria Executiva do Centro Acadêmico André da Rocha, em 2018. Integrou a Comissão Organizadora do XX Salão de Iniciação Científica da Faculdade de Direito (2018) e realizou Monitoria junto as disciplinas de Direito Empresarial I (2018/2) e Direito Empresarial II (2019/1). Participou de simulação no âmbito do Projeto UFRGSMUNDI na condição de delegado do Reino Unido na Assembleia Geral Histórica, em 2015, bem como da edição de 2018, na condição de Diretor-Assistente, no comitê “ANUMA”.

 

Giovanna Padilha

Giovanna Padilha

Conselho de Direitos Humanos

Entrei na faculdade em 2015, quando participei da minha primeira edição do MUNDI como bixo. Em 2017 fiz parte da equipe acadêmica do projeto no comitê da Organização dos Estados Americanos, e em 2018 integrei o secretariado do projeto como secretária acadêmica. Agora em 2019, além de participar como diretora no Comitê de Direitos Humanos do MUNDI, também faço parte da equipe acadêmica do UFRGSMUN.

Baixinha e mandona, porém com um coração gigantesco. Podemos dizer que é até FOFA (às vezes). Ama deixar os amigos no vácuo (de acordo com certos amigo, eu diria que é calúnia), tem a risada mais engraçada do que as piadas que conta e fica vermelha com facilidade. Adora dar rolê em parques e ir no cinema com usguri, faz natação pra tentar ser fit, porque academia é chato d+++++, e tira muitas fotos (más línguas diriam que até demais) do seu cachorro, porque ele não cansa de ser fofo 24h por dia.

Luiza Kampff

Luiza Kampff

Conselho de Direitos Humanos

Luiza Cerveira Kampff é estudante do 2⁰ ano de relações internacionais da UFRGS e de Direto na PUCRS. Ela participa de simulações desde o ensino médio, durante o qual foi delegada em quatro diferentes MUNs. Em 2018, no ensino superior, foi a outras cinco simulações. Pela primeira vez, em 2019, é parte da equipe acadêmica do MUNDI. Além disso participa também de outros dois projetos: BIS e UFRGSMUN.

Luiza é definida pela característica básica de ser movida a café. Mas além disso, outro importante traço dela é amar assistir a musicais (e ficar ouvindo as músicas dos musicais no celular e às vezes mentalmente mesmo). Ela é curiosa com absolutamente tudo, o que a faz querer cursar todos os cursos possíveis (e só não o faz por restrições de tempo). Por fim, Luiza adora participar de simulações!!!

Marcus Japejú

Marcus Japejú

Conselho de Direitos Humanos

Apesar de ser um grande admirador dos projetos de extensão do curso de RI da UFRGS, comecei a participar da organização dos mesmos apenas no penúltimo ano da faculdade. Antes disso, sempre me interessei por assuntos relacionados à política internacional e estudos afro. Atualmente também participo da equipe do RIPE, projeto parceiro do UFRGSMUNDI.

Mais conhecido como Japejú, pode ser considerado um Ursinho fofo que está sempre sorrindo, mas ao mesmo tempo é marrento e irritado, fica brabo por qualquer coisa e é o drama em pessoa. Apesar disso, tem um coração enorme, ri da própria desgraça e está sempre pronto pra ajudar os amigos, principalmente com piadas para descontrair.

 

 

Mariane Di Domenico

Mariane Di Domenico

Conselho de Direitos Humanos

É bolsista de iniciação científica do Grupo de Pesquisa sobre Refugiados, Imigrantes e Geopolítica (GRIGs) e também participa do UFGRSMUN e do BIS. Nesse ano participará do seu primeiro UFRGSMUNDI.

Mato-grossense meio gaúcha e 100% perdida. De poucas palavas e muitos abraços, é adepta do chimarrão em qualquer momento e chega nos lugares procurando um banco para acomodar sua alma idosa. Adora rolês culturais e nomear plantas.

​​

Sofia Perusso

Sofia Perusso

Conselho de Direitos Humanos

Estudante do 7º semestre de Relações Internacionais na UFRGS. Suas principais áreas de interesse são Segurança e Política Externa e de Defesa dos Estados Unidos – sobre a qual ela pesquisou durante 2016 e 2017. Seu primeiro contato com MUNs aconteceu em 2015, enquanto ainda estava no ensino médio, quando representou a Austrália no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas no UFRGSMUNDI. No ano seguinte, já como estudante da UFRGS, participou de outras simulações, com destaque para o UFRGSMUN. Em 2017, ingressou no staff administrativo do UFRGSMUNDI e no acadêmico do UFRGSMUN. Em 2018, ela se tornou uma das duas Secretárias Administrativas do UFRGSMUNDI, posição que ocupou por um ano. Em 2019, decidiu tentar um novo desafio e passou a integrar a equipe acadêmica do UFRGSMUNDI, ao mesmo tempo em que se prepara para passar um semestre fazendo faculdade na França.

Uma pessoa que gosta de fazer tudo intensamente (as vezes até demais), Sofia é viciada em séries, livros de fantasia, comidas e dormir… mas nos (muitos) momentos em que não está fazendo algumas dessas coisas, ela estuda relações Internacionais e exercita seu perfeccionismo na leitura de textos e na organização das mil atividades das quais participa dentro e fora da universidade.

Gabriel Constantino

Gabriel Constantino

Conselho Europeu

Estudante do terceiro semestre de Relações Internacionais, na UFRGS. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Refúgio, Imigrantes e Geopolítica (GRIGs), no qual realizou uma bolsa de iniciação científica voluntária em 2018, com o tema de imigração haitiana e paradiplomacia. É Secretário de Ações Afirmativas no Centro Estudantil de Relações Internacionais (CERI) e além do UFRGSMUNDI, também participa do projeto BIS – UFRGSMUN Back in School e é voluntário acadêmico na E.E.E.M. Profª Margot Terezinha Noal Giacomazzi em Canoas.

Garoto das simulações, viciado em organização, portador das tradições da capital do xis, vulgo Canoas, é uma das pessoas mais comunicativas e good vibes que existe.

Leonardo Seben

Leonardo Seben

Conselho Europeu

Estou no 5° semestre do curso de Relações Internacionais na UFRGS e faço parte de inúmeros projetos de extensão da UFRGS, sendo eles a Revista Perspectiva, o UFRGSMundi e o UFRGSMun. Atualmente, pesquiso sobre as relações sino-latinas no grupo de estudos NEBRICS. Nesse sentido, tenho grande interesse em áreas que envolvam o Oriente Médio e a América Latina e suas dinâmicas.

Uma pessoa completamente hiperativa, que se parece com um Golden Retriever – aparência e jeito de ser. Vende o melhor bolo de cenoura de todo o Sistema Internacional, o famoso Leolinho/Boleo. Finalmente, nas horas vagas, faz parte do grande Sapucaiense, como meio-campo, e joga de tênis de mesa nos intervalos das aulas (ou durante as aulas), junto com outros membros da equipe

Natália Jardim

Natália Jardim

Conselho Europeu

Atualmente faço estágio na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e desenvolvo pesquisa na temática de paradiplomacia. Além disso, já fui bolsista de pesquisa em economia política e direito internacional, participei da empresa júnior do curso de RI, do projeto de extensão BIS e estou na minha terceira edição como staff do Mundi, já tendo participado como delegada em 2013 e 2014. Também já fui bolsista de intercâmbio na Universidade Autônoma de Madrid.

Hobbies? qq é isso? Quando não estou morrendo no trem, no estágio ou na aula, estou morrendo na minha cama.

​​

Tarsila Schorr

Tarsila Schorr

Conselho Europeu

Participei do UFRGSMUNDI desde que entrei na UFRGS em 2016, sempre na equipe administrativa. Na VII edição, fui secretária administrativa e foi uma experiência maravilhosa. 2019 será meu primeiro ano como parte da equipe acadêmica de qualquer projeto de extensão. Organizações Internacionais e Política Externa são minhas principais áreas de interesse.

Tarsila é a pessoa mais obcecada com tempo que você vai conhecer. Não lhe diga que é meio dia quando na verdade é onze e cinquenta e dois. Em oito minutos dá para ler mais de dois parágrafos de um texto ou assistir mais de um terço de um episódio de The Big Bang Theory. Ama ver séries, ler livros e discuti-los por horas a fio. E chocolate. Chocolate deveria ganhar o prêmio de melhor coisa do mundo.

Vitória Abreu

Vitória Abreu

Conselho Europeu

Vitória participou do Pampasul nos anos de 2017 e 2018 e do UFRGSMUN no ano de 2017 e foi diretora da Press do UFRGSMUN em 2018; também foi bolsista de extensão da Oficina de China e Leste Asiático em 2018. Hoje ela é diretoria administrativa e pesquisadora associada do ISAPE e é bolsista de iniciação científica do NEBRICS. Seus interesses são relações Sul-Sul e Política Externa Brasileira.

Ainda que com saudades do Passinho, aprendeu a gostar da cidade grande e está sempre com um sorriso no rosto. Menos quando não está. Proprietária do fã-clube da Dingo Bells, pode ser faca na bota quando precisa e é um risco à sociedade quando fica com fome.

Beatriz Rauber

Beatriz Rauber

Conselho de Segurança

Bolsista de Iniciação Científica na área de Segurança Internacional desde 2017, já participou de diferentes simulações de ensino superior e compõe a equipe do projeto parceiro UFRGSMUN 2019.

Workaholic por profissão, Beatriz é viciada em RI e nos seus projetos de extensão. No seu pouco tempo livre exerce também seu amor por musicais, super-heróis e demais elementos da cultura pop.

Camila Schwertner

Camila Schwertner

Conselho de Segurança

Primeiras experiências com simulações ocorreram em 2017, ao participar do UFRGSMUN; no ano seguinte, entrou para a equipe acadêmica da 16ª edição do projeto. Faz parte da equipe do BIS Back in School e, nesse ano, participa do UFRGSMUNDI pela primeira vez. Na área acadêmica, tem interesse por assuntos de política internacional, segurança internacional e política externa brasileira. Faz parte do NUPRIMA – Núcleo de Pesquisa sobre Relações Internacionais do Mundo Árabe – e possui uma bolsa de iniciação científica, pesquisando o estabelecimento e desenvolvimento das relações entre países árabes e sul-americanos.

A Camila é uma moça muito simpática de São Sebastião do Caí (pessoas da região metropolitana consideram como interior, mas elas não sabem o que dizem), com um senso de humor questionável e leves tendências hipocondríacas. É apaixonada por gatos e irá defendê-los até a morte. Não se dá bem com dias quentes (não nega que é alemoa), mas adora um solzinho em dias frios. Passa grande parte do tempo lendo (embora não os textos da faculdade), e faz o possível para ver um pouquinho de poesia em tudo. Tem um talento nato para procrastinar e inclusive demorou um tempão absurdo para escrever esse parágrafo.

Gabriel Mallet

Gabriel Mallet

Conselho de Segurança

Gabriel Tabbal Mallet é estudante do terceiro semestre de Relações Internacionais na UFRGS e este é o seu primeiro ano na equipe acadêmica do UFRGSMUNDI. Durante o Ensino Médio, participou do UFRGSMUNDI em 2015 e em 2016. Além de ser diretor-assistente do UFRGSMUNDI, Gabriel também é membro das equipes dos projetos UFRGSMUN e BIS – UFRGSMUN Back In School.

Gabriel passa grande parte de seu tempo vendo séries e dormindo (e lamentando por ler menos do que gostaria). Gosta de ir para a praia e ama cachorros e gatos de rua. Normalmente, todas as atividades que Gabriel faz quando não está de férias tem o mesmo objetivo: procrastinar tudo relacionado à faculdade, arte do qual ele é especialista.

Kelen Grando

Kelen Grando

Conselho de Segurança

Já participei de alguns projetos da UFRGS, o Mundi foi um dos que eu mais gostei, ano passado tive contato direto com os estudantes do ensino médio, o que me ofereceu uma percepção de diferentes realidades, o que considero essencial para meu crescimento pessoal. Além disso, participo do BIS, tanto no âmbito acadêmico, quanto nas aulas, e do Contraponto, que possuem estruturas semelhantes, mas abordam assuntos diferentes. Ademais, faço bolsa de monitoria de História do Pensamento Econômico II, pois essa é umas das áreas que me atrai muito também. Quanto às simulações, já participei do UFRGSMUN e do Pampasul, que foram ótimas experiências e eu aprendi muito. Por último, já participei do Grigs (grupo o qual a finalidade é termos mais contato com a área de pesquisa no que cabe aos imigrantes e refugiados).

Sou uma pessoa com hobbies esportivos, gosto de correr, jogar vôlei, handebol, andar de bicicleta, entre outros, mas também adoro pesquisar sobre o extraordinário mundo das RI. Em alguns momentos sou indecisa (tipo agora, tendo que escolher o que vou escrever aqui), eu falo bastante também e adoro quando as pessoas me acompanham, uma boa conversa é o melhor passatempo.

Maitê Roman

Maitê Roman

Conselho de Segurança

Ao longo de sua graduação, Maitê participou da equipe de alguns projetos parceiros do MUNDI, como UFRGSMUN, UFRGSMUN Back In School (BIS) e o RIPE – Relações Internacionais para Educadores. Além disso, atua como Editora-Assistente da Revista Perspectiva; e suas principais áreas de interesse são Segurança e Política Internacionais.

Participante assídua das atividades complementares da faculdade, já organizou 84 projetos de extensão RI UFRGS. Incompreendida pelas pessoas, Maitê tem cara de séria, mas chora assistindo desenhos animados e é viciada em vídeos de pets do youtube. Além disso, é considerada uma das maiores especialistas da América Latina em estudos sobre RuPaul’s Drag Race; e gasta todo seu dinheiro em yakisoba e café de menta.

Felipe Andreis

Felipe Andreis

Fundo Monetário Internacional

Participei do Pampasul nos anos de 2016 e 2018; UFRGSMUN em 2016 e 2018. Participei da Atlântica (empresa júnior do curso de RI) entre 2016/2 e 2018/2 – durante esse tempo, desempenhei as funções de consultor, diretor comercial e diretor presidente. Atualmente, estagio na Dell EMC, no setor de vendas para a esfera pública.

Esporte e atividades físicas são uma parte indispensável da vida dele. Apesar de parecer sério, as dancinhas nos rolês provam o contrário. Ainda, é estranhamente interessado em xadrez (não só no jogo como no tabuleiro e nas peças) e coleciona dados e objetos cortantes, em especial, canivetes. Ótima companhia para tomar uma ceva e bons drinks, montar playlists no Spotify é seu mais novo hobby para as horas vagas.

Igor Sardo

Igor Sardo

Fundo Monetário Internacional

Tenho por área de interesse, sobretudo, a relação entre economia e RI e a análise histórica da Política Externa dos Estados africanos. Minha experiência com simulações se resumem a comitês econômicos do UFRGSMUN apenas. Já participei de exposição de artigos científicos nos seminários do SEBREEI e do EERRI. Atualmente pesquiso economia doméstica e política externa da Etiópia, além de atuar em bolsa administrativa da Revista Brasileira de Estudos Africanos há mais de um semestre.

Gosto muito de assistir documentários e filmes que posso parar pra pensar sobre temas de RI e economia. Por exemplo, durante as férias consegui encontrar conteúdo didático sobre mercado financeiro nos filmes “The big short” e “Casino Royale”.

Maria Eduarda Variani

Maria Eduarda Variani

Fundo Monetário Internacional

2 EERRI’s. Algumas simulações (PAMPASUL, MundoRitter, UfrgsMUN). Participei das equipes de organização do BIS e do BetaMundi, sendo a última uma simulação para ensino médio. Atualmente tenho um bolsa de pesquisa na Revista da UFRGS Conjuntura Austral, que recebe artigos que focam no Sul Global. Minhas áreas de interesse dentro do curso são, principalmente, teoria de RI, estudos de gênero, América Latina e política comparada.

Gosto de dançar qualquer coisa que estiver tocando. A minha página preferida do facebook se chama “Meu deus do céu eu amo brocolis d+”. Uso uns chapéus de vez em quando e me sinto uma personalidade cult. Creo que el espanol es la lengua más hermosa del mundo.

Victoria Pires

Victoria Pires

Fundo Monetário Internacional

Trabalhei durante um ano no Conselho Executivo da Revista Perspectiva. Todo o conhecimento que adquiri trabalhando na correção e revisão dos artigos, atualmente, estou aplicando na minha própria pesquisa desenvolvida junto ao professor Marco Cepik. Meu foco de pesquisa são os novos desafios da Segurança Internacional no século XXI e as novas barreiras que as mudanças climática, demográfica, tecnológica e energética impõem para os atores do SI. Devido a amplitude da pesquisa e aos meus próprios interesses, acabo pesquisando bastante também sobre América Latina (e integração regional) e China. Quanto ao mundo das simulações, apesar de são ser da vida da modelândia e de ter participado de um número restrito de simulações, todas as minhas experiências foram extremamente positivas. Acredito que muitas vezes aprendemos mais nos preparando e debatendo em simulações do que na própria sala de aula.

Victoria Pires e uma jovem universitária que ocupa seus dias com planilhas, planners, séries e pensamentos exagerados e prolongados sobre o futuro e suas madrugadas com coisas que deveria estar fazendo em seus dias. As proprietárias de sua casa são duas gatas (cleo e april) e uma cachorrinha (bell), todas tratam Victoria muito bem. Como não apenas de café e ansiedade vive o estudante, Victoria, em sua horas vagas, dança muito, joga beerpong, passa vergonha no role e pega carona em caminhões de lixo (não necessariamente nessa ordem), tentando contrabalançar as noites mal dormidas (ou não dormidas) e a falta de refeições adequadas (créditos Marcela Braga)

Artur Frantz

Artur Frantz

Liga das Nações

Artur é pesquisador-assistente do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA). Fez parte das equipes acadêmicas de diversos projetos de extensão parceiros, como o UFRGSMUN, o BIS e o RIPE, e, sempre que possível, participa de simulações. Suas principais áreas de interesse são política e segurança internacional.

Entrou na UFRGS ainda sem poder ser preso – por sorte – e ainda há dúvidas sobre sua maioridade. Um rapaz de poucos vícios, mas muito persistentes, como café com açúcar e fatos completamente inúteis e aleatórios, principalmente sobre história. Dono de um humor refinado, definido pelas piadas ruins e de difícil compreensão, sua marca registrada é a tonalidade de pele semelhante aos camarões e lagostas do Oceano Pacífico (sic).

Eduardo Secchi

Eduardo Secchi

Liga das Nações

Conheceu o mundi como delegado em 2014. É diretor do UFRGSMun, simulação para universitários da UFRGS. Diretor da MundoCMPA, simulação do colégio militar. É o 4o ano como diretor do mundi e do mun. Também é bolsista de iniciação científica no núcleo brasileiro de estratégia e relações internacionais, NERINT-UFRGS.

Entre publicar memes e ver Netflix, Eduardo é um grande apreciador de massas e miojos. Entusiasta de ler triviais na Wikipédia e ler sobre guerras aleatórias, gosta muito de dar rolezin com os cpx na cb tbm.

Luana Borba

Luana Borba

Liga das Nações

No primeiro ano de curso, fui diretora de comunicação da Atlântica Consultoria Internacional, Empresa Júnior de RI, começei a dar aulas no BIS (atividade que sigo realizando desde o primeiro semestre) e ajudei o administrativo nos dias do evento do MUNDI. No segundo ano, entrei no Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA), grupo que estou até hoje e que iniciei minha trajetória de pesquisadora, analisando os impactos do Sistema Monetário e Financeiro Internacional para o continente africano. Neste mesmo ano participei da equipe acadêmica do UFRGSMUN, escrevendo sobre o Impacto Humanitário de Sanções Econômicas para ser simulado no CHDNU, escrevi o tópico do BIS sobre Combate ao Terrorismo no Século XXI para ser simulado na AGNU e ainda fui membra na equipe de captação de recursos do UFRGSMUNDI. No fim de 2018, me tornei uma das 3 coordenadoras do Projeto UFRGSMUN Back In School (o nosso amado BIS) e seguirei até o fim deste ano. Também estou desde o inicio de 2019 no Conselho Executivo na Revista Perspectiva. Minhas áreas de interesse são, principalmente, segurança internacional e economia política internacional, ambos aplicados a periferia do Sistema Internacional.

Eu costumo dizer que sou uma pessoa bem transparente, no sentido de que mesmo que eu queira esconder algo, minha expressão facial entrega exatamente meu sentimento em relação a algo (sendo bom ou não). Acho que isso é influencia do teatro, que fiz desde os 10 ano (com uma pausa em 2015) e que voltei esse ano, pois é uma das minhas maiores paixões. Sou uma pessoa que não entende ironias, de jeito nenhum, nunca, o que faz com que eu perca muitas piadas no caminho. Sou extremamente impulsiva, o que já fez com que eu mudasse de cor de cabelo 4 vezes num ano e feito dois meses de curso de pintura (que eu era bem ruim, por sinal). Por fim, uma coisa que acho que fala muito sobre mim é que meu sonho sempre foi ser professora, então amo apresentar trabalhos e participar desses projetos lindos <3

Tayssa Zucchetto

Tayssa Zucchetto

Liga das Nações

Tayssa é uma estudante do segundo ano de Relações Internacionais na UFRGS. Seu primeiro contato com MUNs ocorreu em 2018, por meio de comitê da Organização dos Estados Americanos (OEA), no ESPMmun, representando o Suriname. Posteriormente, ela também participou de outros eventos, como o UFSCMUN, no qual representou a Suécia no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU); e o UFRGSMUN, sendo delegada da Índia no Sexto Comitê das Nações Unidas. Outrossim, interessa-se profundamente por política internacional, direito público internacional, geopolítica e diplomacia; suas áreas geográficas de preferência são Ásia, África e América Latina. Além do UFRGSMUNDI, Tayssa também participa das Equipes Acadêmicas do UFRGSMUN Back In School (BIS) e UFRGSMUN, é Secretária Adjunta de Cultura do CERI (Centro Estudantil de Relações Internacionais), assim como é consultora da Atlântica, empresa júnior de Relações Internacionais da UFRGS.

Fadinha paraense que, por amar tanto as RI, veio parar em terras gaúchas (e bota amor nisso, porque 4000 km não são pouco). Adepta fiel do açaí com farinha, sou 99,9% sentimento (como boa pisciana), sonhadora, amigável e dividida entre minhas naturezas responsável e procrastinadora (quem nunca?). Minhas preferências são bem variadas (tipo, MUITO mesmo). Quanto a gosto musical, prefiro canções que me façam dançar e cantar muito, mexem com meus sentimentos ou que me fazem pensar. Muito fã de livros, adoro romances, contos ou fantasia; o que se repete nos filmes e séries que acompanho, além das animações que não largo de jeito nenhum. Também sou fã de quadrinhos, sci-fi e animes. Acreditem, sou bem amorzinho! De 9 a cada 10 amiguinhos gaúchos dizem que eu e meu sotaque somos fofos, então pode conversar comigo de verdade! Espero muito ver o leitor desse textinho no MUNDI 🙂 Hasta la vista, baby!

Tiago Carvalho

Tiago Carvalho

Liga das Nações

A área que mais me interesse é a da Política Internacional, sempre amei história, e nos projetos de extensão como BIS, Mundi e até mesmo a Atlântica da sua forma mais peculiar, encontrei formas de aprofundar meus estudos sobre essas matérias tão felizes de entender. Os Muns são algo diferente do que encontrei ao longo da vida, estudantes se reunindo para debater temas internacionais, humanitários, econômicos e seja o que for, é encantador e muito importante para a nossa formação.

Acho que se alguém fosse me definir ia começar pelo fato de que eu sou muito louco por vôlei, mas fora isso levo a vida super numa boa. Amo tocar violão, ouvir músicas novas, correr e passar tempo com as pessoas que eu adoro. Acho sertanejo muito divertido de ouvir e dançar, forró. Sempre carrego um sorissão graças aos meus amigos que me fazem bem feliz.

Fernanda Boldrin

Fernanda Boldrin

Organização para a Cooperação Islâmica

Ingressei na universidade em 2018/1, logo no início entrei para a Atlântica Consultoria Internacional, empresa júnior de RI da UFRGS. Lá atuei como consultora, gerente e diretora de projetos e, atualmente, sou vice-presidente. Participei das edições de 2018 do UFRGSMUN e Pampasul. Em 2019, iniciei uma bolsa de iniciação científica sobre segurança internacional e inteligência estratégica com o professor Cepik.

Conhecida por seus desenhos aleatórios espalhados por todos os cantos, Fernanda adora doguíneos fofíneos e identificar países minúsculos nos mapas. Ela também adora séries, como Friends e Black Mirror. Pode ser encontrada facilmente na sala da Atlântica e nos barzinhos da CB.

Lucas Colombo

Lucas Colombo

Organização para a Cooperação Islâmica

Minha primeira experiência com simulações foi somente no primeiro ano de graduação, por isso me apaixonei pelo MUNDI quando o conheci. Participei por um ano como bolsista na Oficina de China e Leste Asiático e hoje pesquiso as relações internacionais do Mundo Árabe, especificamente a relação América do Sul-Países Árabes.

De uma infância regada a muita polenta e suco de uva, saiu da Serra Gaúcha em direção à capital para ajudar a melhorar o mundo. Falhou por enquanto, mas fica feliz em ajudar a melhorar o MUNDI. Capaz de constranger a si e aos que estão em volta com um humor questionável, opta sempre pelo lado engraçado das coisas, disfarçando as responsabilidades da vida adulta com piadas do jardim de infância.

Pietra Ribeiro

Pietra Ribeiro

Organização para a Cooperação Islâmica

Sou uma integrante nova nesse projeto maravilhoso chamado “UFRGSMUNDI” e estou adorando. Fiz trabalho voluntário no Egito para fomentar o turismo no país, já visitei o Irã para conhecer o corpo diplomático brasileiro (e me apaixonei pelo país) e fiz algumas palestras no meu antigo colégio para desmistificar os preconceitos que muitos têm com o Irã. Além disso, já participei do PorPopular, projeto de linguística que analisava diversas redações do vestibular da Ufrgs. Minhas áreas de interesse são Política Internacional da Ásia e Oriente Médio.

Sou uma pessoa que adora ir no cinema, assistir Netflix e ver vídeos de ASMR no YouTube. Prefiro aqueles das pessoas comendo sem conversar (apenas sussurrando no ouvidinho). Além disso, não gosto de roles que vão até tarde e prefiro que comecem às 18h e terminem às 21h-22h NO MÁXIMO (cruz credo ficar acordada até 00h em uma festa!). Algumas características minhas são cansada, dorme, gosta de comer comida gostosa, não gosta de ficar até tarde para estudar pra faculdade, dorme, fura role, inventa desculpa mirabolante pra não ir nas noites, falta aula pra ir no cinema, é uma pessoa muito trágica, tem um sexto sentido pra faltar aula (eu sempre sei quando não vai ter aula ou não tem chamada quando eu não vou) tem duas calopsitas e já gritou “aiaiai” para o Lasier Martins do melhor vídeo brasileiro “Choque das Uvas” (isso deveria ir para o meu currículo).

Thais Peixoto

Thais Peixoto

Organização para a Cooperação Islâmica

Antes de ter a satisfação de participar da equipe acadêmica do UFRGSMUNDI, tive a oportunidade de entrar em contato com o universo das simulações por meio de Modelos das Nações Unidas (MUNs) de outras universidades, o que me fez perceber, logo no início da universidade, o quão importante é o desenvolvimento de senso crítico e de empatia para a formação dos estudantes desde cedo. Minha experiência nos projetos de extensão começaram em 2018, quando integrei a equipe acadêmica do UFRGSMUN 2018, no Gabinete de Crises, o qual tratou da situação do Iêmen, fato o qual me fez perceber o meu apreço cada vez maior pelo estudo voltado ao Oriente Médio. Em 2019, além de fazer parte do MUNDI, participei do Relações Internacionais para Educadores, o RIPE, no qual escrevi sobre a Política Externa dos EUA sob a égide do governo Trump. Para além da minha bagagem na produção escrita, sou tesoureira, pelo segundo ano, no Centro Estudantil de Relações Internacionais (CERI-UFRGS) e sou pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (NUPRIMA). Minhas áreas de interesse estão voltadas para segurança, política internacional e defesa, tendo como área de preferência o Oriente Médio.

Como boa pisciana, sou um amorzinho, mas também sou muito chorona. Amo dar dicas de skincare (usem protetor solar e se hidratem!) e maquiagem, além do fato de estar sempre ligada em RuPaul’s Drag Race. Modéstia a parte, sei fazer um brownie muito bom e um dos meus hobbies preferidos é… comer 🙂 Nos vemos no MUNDI!

Victor Hugo Dresch

Victor Hugo Dresch

Organização para a Cooperação Islâmica

Victor Hugo Dresch é estudante do quarto ano de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Diretor da Organização para a Cooperação Islâmica no UFRGSMUNDI 2019. Em 2017, após ver de perto o funcionamento do MUNDI em 2016, ingressou na equipe acadêmica como diretor da Conferência de Revisão do TNP e, em 2018, participou como diretor da União Africana. Além disso, Victor participa de outros projetos de extensão organizados pelos alunos de Relações Internacionais da UFRGS, como o UFRGSMUN e o UFRGSMUN Back In School (BIS). Suas principais áreas de interesse concernem política e segurança internacionais, inteligência e questões envolvendo Oriente Médio e África.

Divertido, empolgado e apaixonado pelo MUNDI!!!

Francielle Mazzocco

Francielle Mazzocco

Organização dos Estados Americanos

Francielle faz parte do projeto parceiro UFRGSMUN na equipe administrativa, além de fazer parte da equipe acadêmica do RIPE (Relações Internacionais para Educadores) e ser membro do Conselho Executivo da Revista Perspectiva. Também pesquisa sobre migrações, tendo apresentado um trabalho sobre a migração venezuelano no Salão de Iniciação Científica da UFRGS em 2018. Participou do UFRGSMUNDI no ensino médio por dois anos.

No tempo livre, gosta de procurar sitcoms no Netflix, apesar de sempre acabar vendo Friends. Tem entre seus hobbies secretos ver Chef’s Table e tentar reproduzir as receitas do Tastemade.

Floriane Abreu

Floriane Abreu

Organização dos Estados Americanos

Floriane está no segundo ano do curso Relações Internacionais da UFRGS, e desde o início do curso se interessou por simulações, tendo participado do Pampasul, simulação que ocorre na fronteira do RS, em Santana do Livramento, do UFSCMUN, em Florianópolis, e do UFRGSMUN. Por enquanto, tem como principal área de interesse a América Latina, principalmente na área de direitos humanos e problemas do subdesenvolvimento.

Floriane, mais conhecida como Flor, tem 19 anos e vive no fim do mundo Zona Sul de Porto Alegre. Ama procrastinar, ver séries e ouvir música enquanto deveria estar fazendo as coisas da faculdade. Gasta dinheiro demais com Uber e está constantemente atrasada (e culpa a Zona show por isso). Flor também ri de absolutamente tudo, inclusive nas horas mais inapropriadas, é bastante distraída e, por último mas não menos importante, ama muito seus amigos.

Geórgia Gomes

Geórgia Gomes

Organização dos Estados Americanos

Além do Mundi, já participei da equipe acadêmica de projetos como RIPE e UFRGSMUN. Por me interessar pelo estudo dos militares e da política, bem como pela região latinoamericana, pesquiso fatores de contestação internacional e os mecanismos de manutenção da democracia na América Latina.

Todos me conhecem como aquela pessoa que não para de falar nem para quieta, por isso pra mim fica difícil não tentar me meter por tudo na simulação. Faço espacates e estrelinhas ocasionais, talvez porque sempre fiz ballet, ou só porque sou doida mesmo

Luana Alonso

Luana Alonso

Organização dos Estados Americanos

Matheus Chiot

Matheus Chiot

Organização dos Estados Americanos

Ana Luiza Loh

Ana Luiza Loh

União Africana

Antes de entrar na universidade, nunca tinha escutado sobre simulações, então ano passado foi meu primeiro contato com esse mundo. Ao participar da minha primeira simulação, percebi o quanto esses projetos são importantes para desenvolver a oratória e a argumentação, além de aprofundar o conhecimento sobre o tema em si. A partir disso, comecei me interessar mais sobre e esse ano estou participando do Mundi e também do BIS, integrando a equipe acadêmica.

No momento não tenho muitas atividades fora da faculdade, mas adoraria aprender uma língua nova. Em relação a hobbies, como uma boa sedentária, adoro assistir a filmes e séries, principalmente se são históricos. A respeito da minha personalidade, me considero uma pessoa positiva e alegre (ou tento ser), mas meio tímida no início, até pegar a intimidade. Além disso, gosto de ser uma pessoa preparada, por isso sempre carrego na minha bolsa muitas coisas (des)necessárias, como remédios, papel higiênico e creme para as mãos.

Gabriela Ribeiro

Gabriela Ribeiro

União Africana

Trabalhei como acadêmica na edição de 2017-2018 no UFRGSMUN nos respectivos comitês: Quarto Comitê da Assembleia Geral da ONU (SPECPOL) e Conferência de Ministras e Ministros de Defesa das Américas (CMDA). Participai como acadêmica na edição de 2018 do UFRGSMUNDI no Comitê da União Africana. Estudo a política interna e externa dos Países Africanos de Língua Portuguesa no Centro Brasileiro de Estudos Africanos há cerca de dois anos.

A cada 10 palavras da Gabriela, 9 são palavrões (não façam isso, crianças), mas até que ela é educadinha. Quer deixar ela feliz? Chama pra um “litrão” ou pra comer aquele xis. Ela adora julgar o gosto musical alheio com a pose de indie, mas todo mundo sabe que ela gosta de sertanejo, pagodão e arrastapé. Depois que descobriu as figurinhas do whatsapp, não se comunica de outra forma… Essa criatura manja muito na cozinha, da veia entupida ao fitness marombeiro, é sensacional. Na real, ela é uma mistura de inconstância, sinceridade, impaciência e amor para dar que deixa até o meme da “Nazaré Confusa” obsoleto.

Júlio Spido

Júlio Spido

União Africana

Em 2019 participa como um dos coordenadores do projeto RIPE (Relações Internacionais para Educadores). Apesar de não ter nas simulações seu maior interesse, participou algumas vezes do UFRGS MUN além de integrar a equipe de outras edições do RIPE e MUNDI. Em 2018 foi bolsista da Oficina de Estudos Estratégicos, também projeto de extensão. Suas principais áreas de interesse são Segurança Internacional, Estudos Estratégicos, Estudos de Defesa, Política Internacional, América do Norte e Ásia.

Original de Caxias do Sul, terra da uva e da metalurgia pesada, até hoje não sabe como nem porque estuda relações internacionais há mais de quatro anos na UFRGS. Sempre quis ser astronauta e ainda espera pela oportunidade enquanto observa e debate sobre as confusões da política internacional. Nunca recebeu sua carta de Hogwarts.

Larissa Teixeira

Larissa Teixeira

União Africana

Faço parte do CEBRAFRICA, pesquisando o pensamento panafricanista. Também, faço parte do GDO (grupo de debates) da UFRGS. Me interesso pelo estudo do marxismo, direito internacional público e continente africano.

Sou super taurina. Amo dormir e comer, o tempo todo. Além disso, gosto de ler, ver Netflix e pintar telas pra relaxar. Parece super clichê, mas juro que sou uma pessoa interessante.

Luiz Kuhn

Luiz Kuhn

União Africana

Participei de duas simulações durante toda a minha vida acadêmica (UFRGSMUN e Pampasul), e não tenho grande amor pela prática. Fiquei 9 meses na Atlântica, EJ das RI, e logo que saí entrei no CESPRI, onde virei bolsista voluntário de IC da profª Sonia Em 2018 apresentei SIC sobre a relação de Porto Rico com os EUA, mas não pretendo continuar pesquisando no assunto – quero pesquisar algo mais ligado às origens do Estado. Esse ano, se tudo der certo, faço meu TCC e me livro da graduação!

O Luiz é um queridão (mas meio vingativo). É um guri interessante que, em cenários hipotéticos sempre se convence de que se o Eixo tivesse tomado Gibraltar, tinha vencido a guerra (não que essa seja a vontade dele, obviamente, mas nossa área precisa desses exercícios mentais). Meio niilista, acha que a humanidade falhou e a única solução é uma Inteligência Artificial tomar conta do mundo (ele seria o primeiro a jurar fidelidade, certeza). Meio que vive numa caverna tomando cerveja (bastante), mas as vezes sai pra ver os amigos (pilha tudo, desde que seja com as pessoas certas). É IMBATÍVEL em Cards Against Humanity (o que não é algo necessariamente bom…). E, por fim, o mais importante, ama gatos… mas assim, muito – provavelmente FOI um gato na vida passada. Se ele tivesse um patrono, seria um gato.

Bruna Queiroz

Bruna Queiroz

Senado Federal

Bruna Queiroz Carvalho participou da primeira simulação somente em 2018, quando já havia iniciado a universidade, durante o PAMPASUL, representando a Filipinas na Associação de Nações do Sudeste Asiático. Ainda nesse ano participei do UFSCMUN como delegada do Japão no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e do UFRGSMUN como delegada da Malásia no Banco Islâmico de Desenvolvimento. Em 2019, Bruna participa pela primeira vez da equipe acadêmica do UFRGSMUNDI, fazendo parte também da equipe acadêmica do BIS – UFRGSMUN Back In School e da equipe administrativa do UFRGSMUN, além de ser diretora de Gestão de Pessoas da Atlântica Consultoria Internacional, empresa júnior da UFRGS. A área de interesse atualmente corresponde a temática de política internacional, com foco na América Latina.

Viciada em testes do buzzfeed e em comédias românticas toscas, Bruna gosta de tudo que a faça rir – principalmente posts idiotas da internet! Os hobbies preferidos incluem ver séries, ler e andar de patins enquanto escuta as mesmas músicas de sempre, além de fazer tiaras personalizadas para fantasias de última hora. Supostamente, é uma criança que vem de um “microestado” (ninguém respeita o ícone de estado Sergipe), mas que sabe tomar decisões de forma pragmática quando necessário; a verdade é que Bruna é INFP – introvertida, intuitiva, sentimental e perceptiva – e que na maior parte do tempo não sabe direito o que está fazendo.

Isadora Rodrigues

Isadora Rodrigues

Senado Federal

Integra o SAJU da UFRGS, serviço de assessoria jurídica universitária que atende pessoas em vulnerabilidade social, com participação no G7 – Direito do Consumidor e no GM – Grupo de Mediação. Foi a participação no UFRGSMUNDI, durante o Ensino Médio, que despertou o interesse pelo Direito Internacional Público já no início da graduação, e que levou ao desejo de voltar às simulações na primeira oportunidade, simulando nos comitês jurídicos do UFRGSMUN. Participou de competições de mediação empresarial e busca aprimorar sua atuação como mediadora ao estudar sobre conflitos, técnicas de negociação e comunicação não-violenta.

Criatura mega introvertida e sociável ao mesmo tempo e definição de pessoa democrática pra rolês: vai desde festas e bares até cafés, um cineminha, museus e curtir a natureza. A cidadã é porto alegrense, mas cresceu fora da capital, onde ainda mora um pedacinho de si, então vive num vai e vem Porto Alegre-Taquara sem parar. Percebe-se que a regra n° 1 é nunca passar a maior parte do seu tempo em um mesmo lugar e isso leva a um vício totalmente deduzível chamado viagens. Apaixonada por literatura, desconhece outro estilo de vida que não seja ler vários livros ao mesmo tempo. Já deu uma de cantora (hoje o palco é só o chuveiro mesmo), mas quando quer ir em um show de música o efeito é magnético. Foi a criança sonho de consumo de todos os pais – a que nunca olhou com cara feia para os vegetais – e ainda adora aventuras gastronômicas. É apaixonada por patinação artística, mata a saudade com umas voltinhas pela orla do Guaíba de vez em quando, já que interrompeu a fase patinadora com a vida universitária. Essa te obriga a manter o preparo físico correndo pra não perder o ônibus e incentivando os coleguinhas a trocar o elevador da faculdade pelas escadas – afinal ela só tem três andares! A taxa de endorfina se mantém com as idas à academia, de preferência pra dançar e assim evitar o tédio na musculação. Útima info que não podia faltar: ela é da Corvinal, só que a cartinha de Hogwarts nunca chegou (mas isso não passa de detalhe).

Luiz Marcelo Zardo

Luiz Marcelo Zardo

Senado Federal

Tem experiência de pesquisa, como bolsista de iniciação científica, nas áreas de Econometria e Economia Internacional. É seu segundo ano no UFRGSMUNDI, novamente no Senado Federal.

Luiz Marcelo leu o Plano Real por pura diversão. É viciado em jingles eleitorais e pode lhe listar TODOS os presidenciáveis dos países latino americanos. Tem um crush secreto na nossa amada ex governadora Yeda Crusius. Vocês sabiam que ela foi diretora da FCE e a/o única/o governador(a) a terminar seu mandato com superávit primário! Resumindo, o famoso 01 é uma enciclopédia humana. Ass., Georgia, Isabelle e Tarsila.

Magnus Hiraiwa

Magnus Hiraiwa

Senado Federal

Vinculado às áreas de política internacional e segurança internacional, trabalho especialmente na linha de pesquisa de relações internacionais do continente asiático. Para realizar as minhas pesquisas, sou amparado pelo Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (Nerint) e pelo Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Paralelamente, estudo a formação do Brasil contemporâneo e as instituições políticas brasileiras. Além do UFRGSMUNDI, tenho o prazer de fazer parte da equipe do UFRGSMUN Back In School (BIS), projeto pelo qual tenho um carinho imenso.

Ainda que precise resolver antes a questão fundamental de como adotar um mangusto sem ser processado pelas autoridades ambientais, devo dizer, de antemão, que meu verdadeiro sonho sempre foi ter um Antonov An-225 Mriya. Como ainda possuo certos constrangimentos que me impedem de realizá-lo, a ideia é seguir na labuta cotidiana de proletário estudantil, surfando na onda da juventude enquanto ainda tenho uma lombar intacta. Curiosidades? Toco alguns instrumentos, não sei andar de bike, detesto vagem, amo o Luiz Marcelo e já tomei vinhão com o Haddad. O resto é resto o DMAE que administre.

Mariana Aleixo

Mariana Aleixo

Senado Federal

Durante o ensino médio, ajudei na organização da simulação anual do meu colégio e participei de diversas muns pelo Brasil, incluindo o UFRGSMUNDI. Ao entrar na faculdade, participei do SAJU (Serviço de Assessoria Jurídica Universitária) e fiz estágio voluntário na Defensoria Pública. Atualmente, estagio no Tribunal de Justiça e tenho muito interesse na área do Direito Internacional Público.

Essa guria super extrovertida, e apaixonada por Barbie desde pequena, ama curtir um final de semana perto dos amigos. Fã de filmes de super-heróis e de romances bem melosos, está sempre disposta a ir no cinema, ver séries e ler bons livros. Por vezes ela pode ser meio (muito) estressadinha, mas tem um coração enorme e dedicado a quem precisar da sua ajuda! Importante ressaltar que, como toda sagitariana, ama festinhas e viagens por aí!

Débora de Oliveira

Débora de Oliveira

Senado Federal (Professores)

Sou formada em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Na graduação me dediquei às atividades de pesquisa e de ensino. Durante três anos fui bolsista PIBIC/CNPq, pesquisando sobre Direito à Educação e Democracia no Mercosul, e fui monitora de ensino em Direito do Trabalho. Atualmente, sou aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com bolsa CAPES-Demanda Social, e trabalho com Cultura Política e Psicologia Política.

Para começar, eu nem gaúcha sou. Venho dos confins do Cerrado: e não é do Mato Grosso, é do Mato Grosso do Suuuuul. Diferente dos meus conterrâneos, eu não tomo tereré e nem como mandioca, mas puxo forte o R na “porta” e na “porteira”. Falo “Céloko”, e só fui descobrir que isso era uma coisa da minha terra quando cheguei em Porto Alegre. Tenho três gatos, adoro café, fui emo e gosto muito de indie e de samba de raiz. Sou palestrinha, e qualquer assunto que alguém vem puxar comigo tem chances de virar uma conversa de meia hora. Meu super-poder? Transformar qualquer frase em juridiquês. Como diria o Marshall em How I met Your Mother: “LAWYERED!”.

Marielli Prestes

Marielli Prestes

Senado Federal (Professores)

Sou da turma 11 de RI da UFRGS e me formei em 2017/2. Durante a graduação eu participei de algumas simulações e fui parte da equipe do UFRGSMUNDI e do UFRGSMUN. Eu fiz iniciação científica ao longo de todo o curso, que acabou culminando na minha pesquisa para o TCC que tratou sobre a Política Externa de Cuba. Atualmente eu faço mestrado em Ciência Política também pela UFRGS, mas mudei meu objeto de pesquisa para Brasil, socialização e juventude. Durante o mestrado tive oportunidade de apresentar os resultados das pesquisas realizadas em congressos e seminários da área.

Atividade fora da faculdade, saudades dessa coisa que nunca vi. Oficialmente conhecida como a filha que fica cuidando da casa enquanto os pais saem pra festa, sou a Amy Santiago ela todinha mesma, de pastas organizadas e incapaz de fazer auto-avaliações. No momento enfrento um conflito fronteiriço com o membro masculino do secretariado devido a rivalidade entre nossas cidades, afinal Caxuxa > Gtí. Tenho dois cachorros e duas tartarugas, e consegui a proeza de deixar uma delas fugir uma vez. As pessoas acham que eu sou uma pessoinha iti malia (serase???), mas não brinca comigo, garota, que se colocar comida e soninho em jogo eu viro ela mesma a demônia. Ah, cafeína também não é recomendada porque eu me transformo no gif do bebê se girando eternamente no carrinho.