O UFRGSMUNDI é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, organizado por alunos de graduação dos cursos de Relações Internacionais, Direito, Jornalismo, Economia, Ciências Sociais, entre outros. O Projeto é um Modelo de Simulações das Nações Unidas voltado para alunos de Ensino Médio das redes pública e privada do estado do Rio Grande do Sul e ocorre tradicionalmente na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Durante o Evento, os participantes simulam reuniões de diferentes órgãos das Nações Unidas e de organizações regionais, buscando atingir o consenso em diferentes tópicos.

Um Modelo de Simulações das Nações Unidas é um Evento que permite aos participantes (denominados de “delegados”) experimentar o processo de tomada de decisões em órgãos internacionais, regionais ou nacionais. Os participantes são alocados em grupos de discussão (denominados comitês). Nesses grupos, recebem uma “representação” – que pode ser de um país, um partido político, uma organização internacional ou até mesmo de um jornal. Cada participante deve defender, dentro de seu comitê, os interesses da representação recebida buscando sempre atingir um consenso acerca de uma Resolução (documento final). O objetivo é que, ao final da última sessão, os delegados cheguem conjuntamente a uma resolução que fale sobre possíveis formas de solucionar a problemática em questão.

O UFRGSMUNDI constitui-se em um instrumento de ensino e aprendizagem de temas relacionados às áreas de Relações Internacionais, Direito, Economia, História e Jornalismo. Através de discussões sobre questões importantes para a atualidade mundial, o Evento reúne alunos e alunas interessados não somente na experiência de uma simulação, mas também em questionar e transformar a realidade.