Visita ao Centro popular – Tesourinha

Visitamos no dia 29/09  a população em situação de rua que fica no antigo tesourinha, ao lado do centro pop. Fizemos diversos caderninhos de papel
para que os amigos pudessem vender. Também demos balas para empacotar e
participar do programa geração de renda, onde os amigos empacotam
as balas e vendem em diversos lugares. Aqui estão as fotos do encontro:
whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-03-1 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-03-2 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-03-3 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-03-4 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-03 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-04-1 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-04-2 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-04-3 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-04-4 whatsapp-image-2016-10-06-at-14-43-04

Deixem seus comentários e qualquer dúvida a gente responde também!
Um abraço!

“FALA RUA: ENCONTROS COM OS SEM CIDADANIA DA PORTO ALEGRE INVISÍVEL”

UNIÃO DO PROJETO “A RUA PERGUNTA” SERÁ REALIZADA EM 18/9(DOMINGO) DAS 8:30 ÀS 11:30 NA PRAÇA DO CAPITÓLIO (EM FRENTE AO SENAC) APRESENTANDO A AÇÃO “FALA RUA: ENCONTROS COM OS SEM CIDADANIA DA PORTO ALEGRE INVISÍVEL ” RECEBENDO CANDIDATOS AO PAÇO MUNICIPAL.O ENCONTRO SEGUIRÁ O SEGUINTE CRONOGRAMA:

*DAS 8:30 AS 9:30: CAFÉ DA MANHÃ E RODA DE CONVERSA: Explicando o significado dos termos DEMOCRACIA E CIDADANIA : Como a LIBERDADE DE EXPRESSÃO aprofunda sua importância , o lugar do VOTO no aperfeiçoamento destas práticas e como isto ( votar BEM e CONSCIENTEMENTE , conhecendo e debatendo PROPOSTAS) influencia no nosso dia a dia ajudando a construir ou extinguir Serviços e Programas direcionados a pessoas em situação de rua e risco social.

*DAS 9:30 ás 10:30 :Apresentação de PROPOSTAS para os segmentos Pessoas e Catadores de Recicláveis em Situação de Rua com a candidata Luciana Genro (PSOL).

* DAS 10:30 ás 12:00 Horas : DEBATE COM OS PARTICIPANTES DO ENCONTRO.

“FALA RUA: ENCONTROS COM OS SEM CIDADANIA DA PORTO ALEGRE INVISÍVEL”, é uma série de encontros que pretende confrontar os candidatos (as) ao Paço Municipal com a População de Rua da cidade debatendo suas propostas para o segmento , incluindo os Catadores de Rua.A Ação “Invadirá” o segundo round eleitoral provocando os agentes políticos envolvidos ,questionando seu posicionamento e propostas contidas nos respectivos Programas de Governo .Ao final da participação, cada candidato assinará uma CARTA DE COMPROMISSO a 10 PONTOS PRIORITÁRIOS DA POLITICA MUNICIPAL DE INCLUSÃO DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ,construída em audições e contribuições nos encontros realizados. Nosso próximo encontro será em 25/09 ouvindo e debatendo as PROPOSTAS do professor Raul Pont (PT).

” Há, em todo o País, políticos corruptos e incompetentes, que usam a politica para enriquecer.Muitos, entretanto, são dedicados as causas que defendem e procuram fazer um bom trabalho na função que exercem.Como identificar um bom politico?È necessário OUVIR as suas PROPOSTAS e ACOMPANHAR as suas AÇÕES,cobrando-o sobre o cumprimento das mesmas” Tancredo de Almeida Neves.

* COORDENADORES DA AÇÃO:

* Reinaldo Santos/(51)8925-4725.

* Marly Cuesta/(51)8142-4976.

* Maria de Fátima Cassol Flores /(51)8462-7721

Inscritos no Lixo

Gente, vejam a entrevista que saiu com o nosso professor Fernando Fuão falando sobre a coleção Inscritos no Lixo.

“A coleção de livros Inscritos no Lixo, lançada em 2015, registra a experiência de três pessoas em coletivos de recicladores e aborda a temática do lixo, dos moradores de rua e dos galpões de reciclagem. São textos, ensaios, artigos e diários que formam um mosaico, apresentando o lado humano e existencial de quem vive e trabalha com o lixo.”

Publicado em 4 de set de 2016 no canal UFRGS TV.

Atividade na rua – Geração de Renda

Oi Pessoal,
 
Quero relatar a vocês a atividade de quinta-feira dia 01 de setembro na Garibaldi com a voluntários.
 
Combinei com o pessoal, Bruna, a bolsista do Fuão da filosofia popular e Josebel e Sr Luis(que não foi) para nos encontrarmos na faculdade de arquitetura.Saimos as 14h.
 
Lá chegando, entramos no bar e falamos com a Jaqueline(dona do Bar).Tinham três pessoas bebendo,um já bêbado dançando,tres meninas sentadas esperando trabalho.
 
A bolsista foi logo convidando as pessoas para participarem da atividade. Colocamos a mesa na calçada e várias cadeiras em volta. Tinhamos que ter fotografado. Pessoas paradas ao longo da rua(prostitutas e pessoas em situação de rua,carroceiros) foram se aproximando. E eu de olho, pensando um pouco na segurança. A Jurema ali em volta nos cuidando e apresentando pessoas, donos de outros bares. Ela estava muito feliz de ter a gente ali.
 
Ficamos sentados no sol das 14:30h as 17h. Conversamos com muitas pessoas.
 
A experiência foi muito boa. Escutei estória de um bêbado(muiiiiito bêbadooooo)que me fez chorar quando cheguei em casa.Tinha um casal que já vende balinhas que juntos fizeram 6 cadernetas(artesanato). A Josebel foi reconhecida por muitos indivíduos ali. Ela estava muito feliz!!!Como se mostrasse que assim como ela, os outros por ali ,também poderiam mudar.
Obs: Esse menina trabalhava na rua e ajudamos ela e hoje ela trabalha conosco.
 
Falamos sobre o EPA (precisávamos de propaganda do local com folder e fotos) e sobre o consultório de rua: incrível que muitos não conheciam o serviço.
 
Pessoal ali é um local como o projeto almoço na praça, só que mais fácil de acontecer e de melhor resolutividade.
 
A Natália do sabão, iria amar o local. Uma menina que estava trabalhando ali em frente, ficou toda contente de nos ensinar a fazer caixinhas de papel.
 
A dona do bar(Jaqueline)não quis nem cobrar o suco, água e coca cola que comprei para oferecer, pois estava amando tudo aquilo.
 
Sai de lá e fui na Maristoni. Levei o casal que poderia morar num dos quartos daquela associação.Vamos ver como vai ficar.
 
Fiz contato com o banco social de material de construção e me responderam que estavam encaminhando nosso pedido. Pedi telhas,calhas e fios.
 
Professora Themis

Doações para enfrentar esse inverno rigoroso…

O Programa Universidade na Rua desenvolve atividades com pessoas em situação de rua e, diariamente, vemos e ouvimos o SOFRIMENTO que essas pessoas passam, principalmente no INVERNO.

Quem quiser nos ajudar, estamos recolhendo agasalhos, cobertores, enfim, doações que possam aquecê-los nesse frio de renguear cusco.

Só chegar na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, rua Sarmento Leite, sala 214 -segunda a sexta das 14h às 16h. Mas se não puderem, mandem  um email para
contatounirua@gmail.com  e buscaremos pessoalmente!

Vamos ajudar galera! Todo bem que fazemos, recebemos em dobro!

Gratidão 💛💚💙💜