Saiba Mais

O programa Universidade na Rua tem sua origem em 2009 através do programa Convivências UFRGS/PROREXT/DEDS, e hoje procura consolidar-se reunindo ações de diversas áreas e Unidades da UFRGS para desenvolver práticas inclusivas fortalecedoras de vínculos, de cuidado e de aprendizagem construtiva e criativa
nos locais públicos.

Partimos do reconhecimento do segmento da população que faz uso das ruas da cidade como moradia e convivência e que sua existência é inerente à dinâmica das cidades. A partir disso, consideramos os saberes e o protagonismo dessas pessoas na construção de um processo facilitador de inclusão e de cidadania e que possa dialogar com a sociedade.

Para isso, propomos as ações de caráter interdisciplinar com oficinas, cursos, intervenções, seminários organizadas em cinco temas:

  • ENCONTROS NA PRAÇA
  • FILOSOFIA POPULAR COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
  • ZELADORES DA PRAÇA
  • TETO DE ESTRELAS; 5 POLÍTICAS DO ACOLHIMENTO

Através desse esforço solidário, busca-se alavancar as políticas públicas novas e já existentes às pessoas em situação de rua. Os resultados já trazem visibilidade ao potencial de participação desse segmento da população de forma positiva ao buscar a diminuição do estigma e dos preconceitos que a população de rua carrega perante a visão da sociedade.

O Programa Universidade na Rua tem um papel de agente facilitador nesse processo ao incluir alunos, trabalhadores, população em situação de rua e outros atores na dinâmica do processo. Colaboram, nesse sentido, representantes do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua de Porto Alegre (MNPSR), entre outras parcerias Direitos Humanos.