Blog

Homenagem a Vasco Prado – Francisco Stockinger

Localização: Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues – Avenida Érico Veríssimo, 307, Azenha, Porto Alegre/RS.

Francisco Stockinger

A obra é constituída por uma só peça em forma antropomórfica feminina sentada. De textura irregular a superfície apresenta coloração heterogênea, alternando regiões acinzentadas, esverdeadas e amareladas (fig 1, anexo 1). O material é não magnético. O pé esquerdo da figura apresenta região onde e possível ver a coloração amarelada do metal sob a pátina (figura 2, anexo 1).
Continuar lendo Homenagem a Vasco Prado – Francisco Stockinger

Painel da Praça D. Sebastião – Francisco Stockinger

Localização: Praça Dom Sebastião, Avenida Independência, Centro, Porto Alegre/RS.

Francisco Stockinger

A obra é composta por quatro painéis retangulares planos contendo representações de figuras humanas e animais, assim como uma quinta peça com forma de estrela. As figuras foram recortadas das chapas. Os painéis estão aparafusados sobre um grande paralelepípedo de concreto por barras metálicas. Na parte posterior das chapas é possível observar resquícios de uma camada de tinta de coloração cinza, similar à das paredes suporte. A assinatura do artista aparece também recortada na forma de “ST” em três dos painéis. A superfície dos painéis apresenta coloração heterogênea, variando de laranja vivo a marrom escuro, com algumas regiões de brilho metálico e outras com manchas escuras azuladas. O material da obra é magnético.
Continuar lendo Painel da Praça D. Sebastião – Francisco Stockinger

Monumento a Carlos Drumond de Andrade e Mario Quintana/ Monumento à literatura brasileira – Eloisa Tregnago e Francisco Stockinger

Localização: Praça da Alfândega, Centro Histórico, Porto Alegre/RS.

Eloisa Tregnago
Francisco Stockinger

A obra é composta por três peças: um banco e duas figuras humanas, uma em pé e outra sentada. A figura em pé possuía originalmente um livro em suas mãos. A assinatura dos artistas pode ser observada na lateral do banco. As peças são constituídas por material metálico de coloração amarela. A obra está coberta por camada mais escura de pátina exceto por algumas regiões do banco e figura sentada, onde a cor amarela do metal é visível. Todas as peças apresentam aspecto fosco, com exceção das regiões claras. As duas figuras humanas possuem textura grosseira, enquanto que o banco tem a superfície mais lisa.
Todas as partes são não magnéticas.
Continuar lendo Monumento a Carlos Drumond de Andrade e Mario Quintana/ Monumento à literatura brasileira – Eloisa Tregnago e Francisco Stockinger

Momento a Zumbi – Cláudia Stern

Localização: Av. Loureiro da Silva, (junto ao Viaduto dos Açorianos), Porto Alegre/RS;

Cláudia Stern

A obra é constituída por dois componentes. Um deles é uma peça metálica em forma de cravo com secção triangular, tendo sua extremidade enterrada no solo com certo angulo. Esta peça possui coloração cinza clara com aspecto polido. Possui fixada sobre a sua superfície uma placa contendo o nome da artista e data de inauguração. O outro componente é uma mureta semicircular de concreto com a inscrição “liberdade” em relevo negativo, posicionada atrás da parte metálica. O componente metálico não é magnético.
Continuar lendo Momento a Zumbi – Cláudia Stern

Tiradentes – Vasco Prado

Localização: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – Praça Mal. Deodoro, 101, Porto Alegre/RS.

Vasco Prado

A obra é constituída por diversas chapas metálicas que formam uma figura humana e uma flor posicionadas sobre uma base circular também metálica. As chapas recortadas em diferentes formatos e de duas diferentes espessuras foram unidas por solda (fig. 1, anexo 1), encontrando-se em sua maioria dobradas em diferentes graus para dar forma a obra. A obra é fixada à base através de parafusos (fig. 2, anexo 1). As chapas e a base têm aspecto polido não especular cinza claro. A região da cabeça (fig. 3, anexo 1) e joelho da figura representada apresentam acabamento superficial polido e especular. A assinatura do artista está localizada na lateral da obra (fig. 4, anexo 1). Todas as partes são não magnéticas.

Continuar lendo Tiradentes – Vasco Prado

Epopéia Farroupilha – Vasco Prado

Localização: Assembléia Legislativava do Estado do Rio Grande do Sul – Praça Mal. Deodoro, 101, Porto Alegre/RS.

Vasco Prado

A obra é formada por um conjunto de dez chapas (painéis) de material metálico. As chapas possuem recortes figurativos, por vezes com total remoção de material, mas em sua maioria apenas com a aba de recorte levemente inclinada para o lado de fora. Os painéis são fixados através de parafusos que os prendem a barras encaixadas em perfurações diretas na parede. O material metálico dos painéis tem aspecto fosco e coloração cinza claro. Este material não é magnético Cada painel possui um sistema de iluminação independente em sua parte traseira, o qual é suportado por estruturas de material metálico e parafusos também metálicos.

Continuar lendo Epopéia Farroupilha – Vasco Prado

Égua bebendo água – Vasco Prado

Localização: Museu Joaquim José Felizardo – Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa, Porto Alegre.

Vasco Prado

Esta obra representa uma figura equina de cabeça baixa e sem patas. A figura possui soldada à barriga um tubo que está encaixado e fixado por um parafuso a outro tubo preso ao solo. Na região das costas a figura apresenta região particular, com aparência de material de adição. A superfície da obra apresenta aspecto metálico marrom texturizado, recoberta heterogeneamente por pátina de coloração verde claro. O material que constitui a obra não é magnético.

Continuar lendo Égua bebendo água – Vasco Prado

Obra sem título – Amilcar de Castro

Localização: Parque Marinha do Brasil – Av. Borges de Medeiros, 2035. Porto Alegre/RS.

Amilcar de Castro

A obra é constituída por uma só peça circular, com recorte interno triangular em um ângulo de aproximadamente 90°. A superfície apresenta textura irregular, de coloração marrom avermelhada (típica de produtos da corrosão ferroso – ferrugem). O material é magnético.
Continuar lendo Obra sem título – Amilcar de Castro

Cono Sur – Ted Carrasco

Localização: Parque Marinha do Brasil – Av. Borges de Medeiros, 2035. Porto Alegre/RS.

Ted Carrasco

A obra é composta por um cone metálico não magnético de coloração cinza claro fosco. Este cone se encontra sobre uma base metálica de coloração marrom escura. O cone encontra-se ligado a uma base circular através de um eixo que permite movimentação. A base é constituída por uma chapa grossa de forma circular, com detalhes em relevo. O material do cone não é magnético, mas a base é magnética.

Continuar lendo Cono Sur – Ted Carrasco

Emaranhados – Zetti Neuhaus

Localização: Museu de Arte contemporânea do RS. Rua dos Andradas,736 – Porto Alegre, RS;

Zetti Neuhaus

Esta obra é formada por um emaranhado “esférico” de arames (fios) metálicos de coloração cinza claro. Os fios são de duas diferentes espessuras. Os arames estão presos entre si por braçadeiras metálicas convencionais de coloração cinza escuro. A obra possui uma pequena chapa metálica ondulada de coloração cinza claro com a inscrição “ZETTI”. Os materiais dos arames e placa não são magnéticos. O material da braçadeira é magnético.

Continuar lendo Emaranhados – Zetti Neuhaus