Carlos Krauz

Porto Alegre/ RS, 1958

Formação:
1973–1992 Cursos na área das Artes Visuais em diversas instituições e ateliers
1989–1993 Graduação em Artes Plásticas (Pintura) no Instituto de Artes-UFRGS
1994–1997 Professor na Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
1998–2001 Mestrado em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da UFRGS/RS
2000–2002 Professor no Instituto de Artes da UFRGS/ RS
2003–2016 Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina– UDESC

Trajetória:
Escultor, pintor e professor.
Carlos Krauz atua na produção artística desde os anos setenta, é bacharel em pintura pelo IA/UFRGS e Mestre em Poéticas Visuais pela mesma instituição. Sua trajetória na escultura iniciou em 1989, trabalhando com tubo de cobre – que representa a linha – em configurações geométricas expostas diretamente sobre o chão. Sobre essa questão o artista esclarece:

“Comecei a trabalhar com escultura em 1989. Particularmente com tubo de cobre em configurações geométricas e expostas diretamente sobre o chão. O tubo, que neste caso é a linha , começou a me chamar a atenção. Particularmente porque todos nasceram de projetos e esboços sobre papel e era um desafio “transpor” vários destes desenhos para o espaço tridimensional. Ver uma linha ou curva ao lado da outra no desenho possui uma natureza totalmente distinta quando transposta para o tridimensional. Uma alternativa para visualizar a obra no espaço tridimensional antes de seu tamanho final era construir maquetes. Para mim o espaço entre uma linha e outra na escultura é formado por um tipo de pele diáfana que é o próprio ar ou o espaço entre uma e outra. Com isso, trabalhar com escultura é mover-se entre a matéria e os interstícios do espaço que a envolve.” (KRAUZ, 2016).

Atualmente o artista tem trabalhado com outros materiais, como lâmina de acrílico, e em maio de 2015 realizou uma exposição, na ESPM/SUL, na qual apresentou sua atual produção realizada em diversos materiais, fruto de suas indagações a respeito da matéria e do espaço (Krauz, 2016).

Obras:
Looping