Ciência e Tecnologia

5 sites para aprender algo novo nessas férias (de graça!)

1. Duolingo

O Duolingo é um site para aprendizado de idiomas extremamente divertido, de lições leves e que utiliza o conceito de ludificação (ou gamefication) para engajar os alunos – tem até vidas, que você vai perdendo ao errar! Ao completar aulas e níveis, o aluno acumula conquistas e pontos, que podem ser trocados por atividades extras dentro do site, o que pode tornar o aprendizado até viciante (como a própria instituição afirma logo na home). Além disso, o Duolingo tem aplicativos para Android e iOS, para estender a experiência.

Atenção: para quem tem fluência apenas em português, apenas os cursos de inglês e espanhol estão disponíveis, por ora. Para os falantes de inglês, existem ainda francês, italiano, alemão e vários outros em desenvolvimento.

 

2. Khan Academy

Khan Academy é o lugar pra correr tanto na hora do desespero quanto só pra saciar uma curiosidade mesmo. O site oferece cursos em vários níveis de educação, desde o ensino fundamental ao superior, e em diversos campos de conhecimento. Ou seja, dá pra aprender trigonometria, genética, história da arte e programação, de forma simples, no mesmo site. A Khan Academy também personaliza o ensino para alunos, pais e professores.

Por enquanto, o site só está integralmente disponível em inglês, mas a tradução para o português está acontecendo neste momento e muitas aulas já podem ser acessadas totalmente na língua de Camões.

 

3. Veduca

Cursos universitários de 20 renomadas universidades nacionais e internacionais e MBA. Tudo em claro português. E com cursos certificados. O Google oferece até curso (com certificação!) de Adwords por lá. O Veduca é excelente pra polir o currículo com apenas uma horinha de aula por dia. Uma horinha, poxa. Sai do Facebook e vai aprender!

 

4. Codecademy

Já que usamos softwares todo dia, a toda hora, em nossos computadores, smartphones, videogames, e-readers, ou mesmo nas máquinas que produzem as coisas mais básicas do dia-a-dia… será que não é hora de aprender como eles funcionam? Quem sabe… produzir os nossos?

O Codecademy é uma ferramenta para aprender programação, códigos e linguagens online. HTML, CSS, Javascript, jQuery, Python, PHP, tudo está disponível lá de graça, em português e em inglês. Se o futuro está na programação, por que não começar já?

 

 

5. Ferreira Studios

Video-aulas de design, programação e ferramentas web em HD, ministradas em português, por Leonardo Ferreira. Para quem precisa aprender o pacote Adobe na marra, esse canal tem tudo explicadinho, em um nível de cuidado ímpar. Photoshop, Illustrator, Flash, Dreamweaver, Firoworks e muito mais. Canal imperdível para designers, artistas, programadores, comunicadores e curiosos em geral. Baita oportunidade de aprender aquele programa que todo estágio pede mas nunca deu tempo de praticar!

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*