Comunicação / Consumo

O que você faria por 10 reais?

Insipirados no site americano fiverr.com (tudo por US$5), que em apenas 6 meses se tornou um dos sites mais acessados da Web em todo o mundo, o Trampoo e o 10real são lugares onde usuários podem comprar e vender online pequenos serviços pelo preço fixo de R$10.

10real: site onde tudo custa 10 reais.

Classificados de serviços simples a um preço único. Será que funciona? Bom, a prosposta do site traz um conceito diferente: foco na venda de serviços ao invés de produtos – até dá para anunciar coisas, porém é difícil quantificar exatamente por 10 reais, além de existirem sites mais adequados para isso. Praticamente tudo está a venda, e as ideias variam entre coisas realmente úteis, engraçadas ou até mesmo bizarras.

Os sites são dividos em categorias, facilitando a pesquisa pelas ofertas. Entre os interessantes, eu destacaria:

– Revisão e depuração de código C++/Java/PHP;

– Levar cachorro pra passear;

– Tradução de textos/páginas da web para diversos idiomas;

– Dicas de como usar um software;

– Edição e manipulação de imagens.

Há perfis que se dizem populares nas redes sociais e oferecem divulgação de links/informações. Entre as ofertas questionáveis, encontram-se perfis que oferecem listas de e-mails pra enviar propaganda (spam!), e outros oferecem te seguir no Twitter por dez reais.

Ofertar no site é fácil. Basta decidir que serviço vender, se cadastar no PagSeguro, e fazer o anúncio da oferta no site. Pra quem compra, também é necessário um cadastro no site e no PagSeguro, escolher o trabalho a ser feito e pagar. As especificações sobre o serviço são feitas diretamente com o ofertante, que só irá receber os 8 reais (2 ficam de comissão para para os sites) após a conclusão do serviço.

Trampoo: o que você faria por 10 reais?

O que não falta é criatividade na internet. Se tem gente comprando, por que não anunciar? Ainda mais sendo completamente grátis. Contudo, é preciso cautela para de fato confiar em algumas ofertas “por 10 reais”. Como mostram as imagens trazidas acima, quem faria logotipos para empresas, ou até letras de músicas para bandas por esse preço? A ideia irreverente – e até mesmo chula – trazida pelo site está escrachada no nome “10 real” (e não 10 reais). Já o Trampoo segue a mesma linha – aliás, os sites seguem o mesmo layout – idêntico ao americano. A ideia é boa, mas é preciso ser seletivo em o que ofertar, e principalmente no que comprar. Aqui, cabe relembrar o velho ditado de que o barato sai caro. Por enquanto, vale a pena rir com algumas ofertas “sem noção” – e comentários indignados de compradores dos sites.


Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*