Comunicação

Rede social somos todos dependentes

Dentre tantas inovações, o que mais chama atenção no momento diz respeito à informação e comunicação. As mídias tradicionais foram deslocadas para um segundo plano, em questão de rapidez de informação, sendo assim, são ultrapassadas pela evolução tecnológica. Esta ultima nos possibilitou o surgimento e o desenvolvimento da internet e consequentemente das redes sociais. Fonte de grande interatividade, e de novas possibilidades tornaram-se notáveis para os internautas, sendo as redes sociais apontadas como protagonistas dessas mudanças. As redes sociais se constituem em sites na internet onde as pessoas se conectam, conversam e fazem os mais diversos contatos, tanto pessoais quanto profissionais. Com o passar do tempo, o uso dessas redes solidificou-se e intensificou-se, tornando-se algo corriqueiro na vida das pessoas.

Notavelmente o modo como os indivíduos se apropriaram dos recursos disponíveis pela internet e pelas redes sociais de modo a satisfazer seus interesses e a ocupar espaços cada vez mais marcantes em seu cotidiano. Essas redes sociais acabaram por se tornar uma forma de comunicação intensamente presente e de muitas utilidades no dia a dia das pessoas; enquanto alguns usam para manter contato socialmente com pessoas próximas ou distantes, outras as utilizam com objetivos profissionais, como forma de exposição de ideias e talentos ou como modo de compartilhamento de músicas, livros e documentos.
As possibilidades são numerosas, o que torna esse tipo de comunicação presente não somente de forma a servir de distração para determinados momentos, mas acabam também causando certa dependência em seus usuários mais dedicados. Essa grande conectividade acessível a cada vez mais pessoas apresenta, atualmente, grande poder de influência sobre a opinião pública da sociedade. A internet passou a conquistar um espaço fortemente presente nos modos de exercer importância sobre os indivíduos. Isso acontece com a possibilidade que os indivíduos têm de, principalmente nas redes sociais, apresentarem seus modos de perceber o mundo e conhecer os pontos de vista de outras pessoas, abrindo espaço para o diálogo, a reflexão e argumentação.

Conclui-se que a internet mudou definitivamente a maneira como nos comunicamos e percebemos o mundo. Graças a ela temos acesso a toda informação do mundo à distância de apenas um toque de botão. E quando começaram a se popularizar as redes sociais, um admirável mundo novo abriu-se ante nossos olhos. E nesse mundo ficamos presos.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*