Cinema / Música

Trilhas que Marcaram Tanto Quanto os Filmes

Estava com dificuldade em escolher um tema para o meu próximo post no Viés, até que esses dias assisti novamente o filme “Réquiem Para Um Sonho” e surgiu essa ideia.  Há trilhas musicais que são boas, outras passam sem fazer muita diferença, mas algumas acabam marcando tanto quanto o próprio filme, pela qualidade da composição ou pela importância dentro do enredo. O filme “Réquiem Para Um Sonho” traz uma trilha que marca pelos dois motivos (falo mais dele depois).

Essa lista traz alguns filmes que me marcaram com suas músicas, aqueles que quando eu terminei de assistir fui correndo tentar baixar a trilha pra ficar ouvindo depois. Enfim, chega de conversa e vamos a lista.

Ps.: Os filmes não estão listados necessariamente numa ordem de preferência

01-   Requiem For a Dream / Réquiem Para Um Sonho (a causa dessa lista)

A expressão “réquiem”  significa uma música cantada em velórios, uma música para homenagear o morto. No caso desse filme,  a música (que toca do início ao fim) é fundamental para o enredo e para dar sentido ao título. “Réquiem Para Um Sonho” é um longa que dói quando assistimos, a fotografia, os cortes, os planos dão uma sensação de tensão, desconforto e a escolha musical entrou em perfeita sintonia com tudo isso. O longa foi dirigido por Darren Aronofsky e a trilha sonora foi composta por Clint Mansell. A trama é protagonizada por Jared Leto.

02-   The Godfather / O Poderoso chefão

Os 3 filmes do Poderoso Chefão aparecem nessa lista porque além de ser uma série que eu gosto muito, é impossível não reconhecer aquela música tema e ficar um bom tempo com ela na cabeça. É um outro exemplo de música que se encaixa perfeitamente no contexto e no clima do filme. Os 3 longas foram dirigidos por Francis Ford Coppola e a trilha ficou sob responsabilidade de Nino Rota.

03 – Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain / O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Um filme francês dirigido por Jean-Pierre Jeunet com trilha musical de Yann Tiersen (responsável também pela trilha de “Adeus Lenin” – que é uma excelente trilha também-). A protagonista é encantadora, a fotografia também e as músicas completam o clima.

04-   Hachiko: A Dog’s Story / Sempre ao Seu Lado 

As cenas tristes do filme com aquele piano de Jan A. P. Kaczmarek me fizeram chorar como uma criancinha. O filme foi dirigido por Lasse Hallström. e protagonizado por Richard Gere. Destaque para a faixa 21, “Goodbye”.

05-    Lisbela e o Prisioneiro

Filme brasileiro dirigido por Guel Arraes. A trilha músical traz Caetano Veloso, Zé Ramalho, Los Hermanos, Yamandú Costa, Elza Soares e outros. A interpretação dos personagens está muito afinada com as músicas escolhidas.

06-   Finding Neverland / Em Busca da Terra do Nunca

A direção é de Marc Forster e a trilha, novamente, de Jan A. P. Kaczmarek (Sempre ao Seu Lado). O filme é sobre J.M. Barrie, autor de Peter & Wendy. A história me chamou atenção, o elenco também (Johnny Depp e Kate Winslet) , a música me fez entrar no rítimo do longa.

07-   Cazuza – O Tempo Não Para

Esse filme está na lista porque é Cazuza, um dos meus compositores preferidos. O longa é sobre a vida, a obra e a morte do cantor e, naturalmente, a trilha musical é Cazuza e Barão Vermelho. As músicas foram usadas em sua versão original, em gravações de grandes shows ou interpretadas por Daniel de Oliveira (ator que deu vida a Cazuza no filme). A trilha sonora tem ainda algumas poesias escritas por Cazuza interpretadas também por Daniel. A direção é de  Sandra Werneck e Walter Carvalho.


08-   Pulp Fiction

Um filme dirigido por Quentin Tarantino, com uma trilha musical eclética e muito boa.

09-   Star Wars / Guerra nas Estrelas

Impossível não reconhecer a música de abertura e a marcha imperial. A trilha foi escrita por John Towner Williams e a série foi criada por George Lucas.


10-   A Lot Like Love / De Repente é Amor

Uma comédia romântica de Nigel Cole e protagonizada por Ashton Kutcher. Não curto comédias românticas e também não morro de amores pelo Ashton (principalmente depois que ele foi parar em Two And  a Half Man), mas até que curti o filme e amei a escolha das músicas. A trilha vem com Jet, Smash Mouth, The Cure, Aqualung, Bon Jovi e outros.

11-   The Boat That Rocked / Piratas do Rock

Uma comédia dirigida por Richard Curtis que fala sobre as rádios piratas na Inglaterra durante o auge do Rock. As músicas são escolhidas de acordo com a temática, então temos The Kinks, The Who, Jimi Hendrix, Jeff Beck, David Bowie, Cream e várias outras bandas.

12-   Wall-e

Uma animação produzida pela Pixar e dirigida por Andrew Stanton. A trilha musical foi escrita por Thomas Newman e Peter Gabriel também compôs algumas músicas para o filme. A canção La Vie en Rose de Louis Armstrong também aparece no filme. Destaque para o Wall-e apaixonadinho pela Eva ao som de La Vie en Rose.

13-   The Perks of Being a Wallflower / As Vantagens de Ser invisível

Dirigido por  Stephen Chbosky, também autor do livro, de mesmo nome, que deu origem ao filme. Estrelado por Emma Watson, Ezra Miller e Logan Lerman. Entre cantores e bandas escolhidos para fazer parte dessa trilha estão The smiths, Sonic Youth e David Bowie.

14-   Dan in Real Life / Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada

Estrelado por Steve Carell e dirigido por Peter Hedges. Quase todas as músicas que compõe essa trilha são de Sondre Lerche. Não conhecia o cantor antes do filme e acabei curtindo muito o som.

15-   Into The Wild / Na Natureza Selvagem

Drama dirigido por Sean Penn. baseado nas viagens de Christopher McCandless pela América do Norte, e sua vida na natureza selvagem do Alasca no começo dos anos 90. A trilha ficou a cargo de Michael Brook, Kaki King, e Eddie Vedder (vocalista do Pearl Jam).

Essa é a minha lista, posta ai nos comentários se tem alguma trilha musical que te marcou bastante.

Ps.: Se tu curte cinema e curtiu ou não essa lista, dá uma olhada nessa AQUI também.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

4 comentários

  1. Juliana Lindner says:

    Adorei a seleção das trilhas, Cássia! Em especial a Lisbela e o Prisioneiro. 😉

  2. brunoglauche says:

    Ah as trilhas feitas especialmente para filmes… Completam completamente(hehe) o sentido do filme, o clima e ajudam a criar a atmosfera que perpassa a obra inteira. Curti a lista, mas tenho uma preferência por trilhas originais, assim como a d’O Gladiador (que não apareceu na tua lista, mas eu curto), mas realmente “The Perks of Being a Wallflower” tem musicas escolhidas a dedo! Enfim, não preciso nem comentar sobre O Poderoso Chefão, mas a dica que passo e que me lembro sempre quando ouço a trilha do filme, são as trilhas compostas por Ennio Morricone, muito legais!

    • Cássia Tavares says:

      O Gladiador tem uma trilha muito boa mesmo, bem lembrado! Fui pesquisar sobre o Ennio Morricone, que tu indicou, curti muito! Nem sabia que alguns filmes tinham trilha dele. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*