Ciência e Tecnologia / Comunicação / Cultura

Criação e Transgressão em Rede: Agora/Ágora

O AGORA / ÁGORA é um projeto de arte e ativismo que envolve, simultaneamente, uma mostra no Santander Cultural e um espaço de interação criativa na web. O projeto teve início no dia 26 de maio e vai até o dia 7 de agosto, e como estamos falando em internet como meio revolucionário, nada como expor sobre a parte online do projeto.

Sob a coordenação de Giselle Beiguelman e a participação de Karla Brunet e Juan Freire, a plataforma na web, que pode ser acessada através do endereço agora.art.br, tem como objetivo fomentar a discussão de estratégias de criação coletiva de conhecimento e mobilização através da web e das redes sociais.

Quem acredita na sua ideia?

A parte mais interessante do projeto, na minha visão, é o Fluxo de Ideias.  Quem de nós nunca teve uma ideia revolucionária, mas que não sabia como e por onde começar? Pensando em todos esses devaneios que “ficam na gaveta”, o Fluxo incentiva o compartilhamento das ideias individuais na plataforma, para que depois as mais efervescentes ganhem uma consultoria para que o projeto seja desenvolvido, estruturado, e quem sabe se torne um negócio social.

A consultoria se divide em duas partes: primeiramente, especialistas de planejamento estratégico, financeiro, web e sustentabilidade contribuirão com seu olhar técnico e ajudarão a desenvolver a ideia e estruturá-la em forma de relatório. Para isso, nada mais nada menos do que a participação de executivos do Banco Santander, Venti Inteligência em Projetos e Verdi Design. Após, as ideias mais votadas ganham uma consultoria especializada em economia colaborativa, na qual a ideia é modelada para uma viabilização financeira, com a equipe do Catarse.me, especialistas em Crowdfunding. Nessa etapa será encontrada a melhor maneira de tornar essa ideia aplicável (busca por patrocínio, inscrição em Rouanet, inscrição em editais do governo e outras maneiras). E, por último, o projeto terá espaço para ser apresentado em solenidade no Teatro do CIEE para publico primariamente composto por empresários e investidores em alternativas sociais.

É uma baita chance de tirar todos os seus rascunhos do papel, afinal no mundo da web 2.0 um espirro eletrônico pode se tornar um furacão virtual.

Agora/Ágora – Fluxo de Ideias from Estudio Nomade on Vimeo.

Além disso, o projeto ainda mistura os conteúdos no Twitter, Facebook e Flickr, promovendo discussões, seminários, encontros e consultorias, envolvendo pensadores, artistas e profissionais de diversas áreas. Tudo acontece no Santander Cultural e também em rede. Por exemplo, os Talkshops iniciam com um pré-debate no Twitter e depois ocorrem de forma presencial no Santander Cultural. A interação pela rede social dos 140 caracteres também acontece no Mergulho Cultural, onde são compartilhados os melhores insights dos pensadores contemporâneos através da hashtag #mergulhocultural.

É um formato ainda inédito no circuito cultural brasileiro, já que o público é convidado a observar e interagir em dois espaços – o real e o virtual – cada qual com suas características próprias, mas que se expandem e potencializam pela mistura e combinação. Achei uma experiência de colaboração muito interessante, já que incentiva os usuários a utilizarem criticamente as tecnologias da rede, e dá espaço para a potencialização das ideias individuais.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*