Esportes

As vezes falha!

Ao contrário  do que se pode interpretar ao ler o título do texto: NÃO, esse texto não fala sobre inexplicável derrota e falha da nossa seleção na última terça-feira. Masssss, falaremos sobre esporte, porque afinal, tá difícil fugir disso.

Diferentemente do futebol, o assunto em pauta não é a paixão dos brasileiros. Mas pra quem tem a adrenalina e emoção no corpo, vai se apaixonar com certeza – isso, se ainda não conhece, né?!

Enfim, vou falar um pouco sobre o mundo 4×4, mundo esse que todos que tem paixão por carros antigos, adrenalina, trilhas, lama e muita emoção deveriam viver ao menos uma vez! (O que é impossível, porque depois que tu começa, é praticamente impossível de parar).

O automóvel mais conhecido nesse meio é o Jeep. Com o agravamento da Segunda Guerra Mundial, o Exército Norte-Americano lançou o desafio aos fabricantes de automóveis para que fizessem um veículo de reconhecimento leve, rápido, que pudesse ser usado em todos os terrenos e que substituísse as tradicionais motos com side car usadas por mensageiros.

Então, em julho de 1940 foi enviado um pedido a 135 fabricantes para o desenvolvimento de um veículo que atendesse as seguintes especificações: veículo com tração 4×4, em aço estampado de fácil fabricação, capacidade para 03 passageiros, peso máximo de 600 Kg, carga útil mínima de 300 Kg, potência de motor mínima de 40 hp, velocidade máxima de no mínimo 80 Km/h, entre outras características.

Em setembro de 1940, foi entregue o Jeep ao Exército pela  American Bantam Car Company, empresa que criou o Jeep.

Entretanto, não é somente o Jeep que se limita ao mundo das trilhas, rallys e passeios radicais. Também contamos com a presença de outros diversos do mundo 4×4, como a Rural, o Troller, F75, Gaiolas, Cherokee, Hammer,  TR4, Suzuki Vitara, Toyota Picape, Pajero, Toyota Hilux, S10,  entre outros.

Gaiola

Cherokee

Troller

TR4

Suzuki Vitara

Os 4 tipos de modalidades mais comuns que envolvem os 4×4 são:

1º: Jeep Cross

O Jeep Cross se resume em 2 ou mais jeeps disputando uma “corrida”, que é chamada de rally.

2º: Trilhas 4×4

A trilha 4×4, é uma modalidade onde não existe competição. Os jipeiros que praticam as trilhas 4×4 são os que gostam de lama, barro, subidas e descidas, água, erosões e adrenalina fluindo nas veias.

(Pra não cansar, assiste o vídeo abaixo só a partir do 4º minuto)

 

3º: Jeep Indoor

Essa prova é de desafio contra o relógio. São testadas as habilidades dos pilotos e a resistência do Jeep vencendo os obstáculos em uma pista de 700 metros, que é montada especialmente para a realização da prova. Os Jeeps fazem um verdadeiro show, levantando o público das arquibancadas que gritam, aplaudem e participam do belíssimo espetáculo.

 

4º: Expedition – Passeio

O Passeio é destinado às pessoas com seus veículos 4×4, que apreciam o contato com a natureza, onde percorrem belos caminhos e entram em contato com a fauna e flora, sem todo o radicalismo de uma trilha pesada (indicado para iniciantes hahaha). Dessa forma, o passeio é destinado para as famílias, que podem desfrutar do momento em completa sintonia e segurança. Alguns JeepClubes também organizam expedições para outros países, como Chile e Argentina.

E aí, qual te agrada mais? Partiu dar um rolezinho de jeep?

Ps.:

  • No RS existem 24 JeepClubes autorizados
  • O copiloto nas trilhas 4×4 é chamado de ZEQUINHA
  • A brincadeira não é barata: as inscrições das modalidades variam entre R$80,00 e R$350,00. Sem contar que, como se tratam de automóveis modificados, é frequente a necessidade de manutenção dos mesmos.
  • O título do texto foi baseado no JeepClube de Frederico Westphalen – As Vez Falha.
  • Se beber, não dirija! (mas isso nem preciso dizer, certo?)

 

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*