Política

Está tendo Copa. Mas o que você pensa disso?

Enfim começou a Copa do Mundo. O sentimento clássico de “véspera de Copa”, que sempre nos inflamou, nos fez reunir amigos, vestir camisetas amarelas, soprar cornetas de plástico, foi substituído por um sentimento angustiante, dúbio, incoerente. A realização da Copa do Mundo DA FIFA no Brasil nos colocou dentro da “fabrica de salsichas” que são os eventos organizados pela detentora do futebol organizado. Por isso, hoje o Portal Viés instigou seus “autores” a sugerir alguns links que vão te ajudar a definir e expressar esse sentimento.

#1 DESCULPA AÍ, NEYMAR

Christiana Cirne Lima

Vídeo da música composta por Edu Krieger, compositor de grandes cantoras brasileiras, intitulada: “Desculpe, Neymar“. O resultado ficou bem legal e a letra expressa o sentimento de muitos brasileiros sobre a Copa.

#2 COPA DO MURO 


 Manoella Amorim

13 fotos de grafites feitos por diferentes autores, em caráter de protesto. Às vezes imagens valem mais que palavras e argumentos textuais, não é? Esse conjunto de imagens aponta, visualmente, uma réplica ao que dividiu a opinião da sociedade desde quando o evento, em território brasileiro, era apenas uma hipótese: “A copa é boa ou ruim? Bem vinda ou não?”. Mas nesse caso, a resposta é clara: não. Esse evento no Brasil tiraria o foco para questões muito mais sérias cuja atenção é necessária para que seja amenizada e, na melhor hipótese, resolvida. Investimentos em estádios e seus entornos, decorações, obras, construções e “limpeza” de favelas e vilas para fora dos grandes centros, gastos em aeroportos, adequações de cidades a um padrão de Copa e da Fifa, foram algumas das razões pelas quais o protesto se baseavam. É certo que essas mudanças eram necessárias para se adequar ao evento, é claro que essas mudanças poderão trazer benefícios e avanços que, caso não tivesse a Copa, talvez não acontecessem tão cedo. Não se nega que algumas dessas obras e melhorias são positivas, mas a questão é: o que é mais importante? Investir em melhoras estruturais ou em questões sociais cujos impactos são tão negativos na vida de centenas de milhares de pessoas? Enquanto se gasta em estruturas temporárias para estádios, pessoas recolhem lixo para que tenham dinheiro para se alimentar; enquanto obras em avenidas são feitas para melhorar o trânsito e circulação pública, há carroças e carrinhos de mão como instrumento que garante a sobrevivência de pessoas. Pessoas passam fome e se sacrificam todos os dias para poder sobreviver e não só viver. Então, a partir de tudo isso, essas imagens nos fazem rever nossos conceitos, fazem com que repensemos sobre nossa opinião tão dividida a respeito da questão. Veja e reflita!

#3 DO LIMÃO, A LIMONADA!

Foto de Jorge Galvão

Manu Griebeler

Vale a pena o Brasil sediar a Copa de 2014?

Este texto deixa claro que não vale a pena sediar a Copa de 2014, mas como não temos mais volta, o que vale é pegar o “SIM”, as melhorias e aplica-las como se fosse algo positivo, ao menos neste período dos dois meses. Mesmo vivendo um motivo de irritação, nós brasileiros temos que tentar ver “o lado bom da coisa” e guardar nossas irritações com o custo de vida, com a corrupção, com a falta de boas condições de saúde, educação, segurança e transporte para depois. É difícil, mas é necessário para que possamos aproveitar esse momento sem deixar com que os estrangeiros lembrem negativamente do nosso país.

#4 A VISÃO DOS GRINGOS

Contra A Copa: The Other Side of Brazil’s World Cup” é mais um conteúdo inusitado e forte do site VICE News. Como uma série de grandes reportagens, ‘Contra a copa’ apresenta um retrato interessante da complexa situação brasileira diante da Copa do Mundo. Os gringos vieram ao Brasil, entram no BOPE, no Complexo do Alemão. Enfim, colocaram o pé na lama para entender o que rola por aqui.

#5 TUMBLR COPEIRO!

Ah, a zueira não tem limites! Copa é como um ‘catalizador’ para zueira da galera. E com a Internet (e o Tumblr) ela passa a não ter limites! Por isso, vê aí a lista que o YouPix fez com os melhores Tumblr’s para acompanhar durante o mundial:

http://youpix.virgula.uol.com.br/tumblr-2/7-melhores-tumblrs-copa/

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*