Esportes / Política

Já que vai ter Copa…

Fonte: imagensengracadas.blog.br 

Faltando exatos 15 dias para a tão esperada Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil, proponho fazermos um levantamento geral de como foram alguns pontos da organização de tal evento e quais as expectativas para os 32 dias de competição.

 

Investimentos: sim, já vamos começar pelo ponto mais assustador!

Para preparar a infraestrutura dos estados sede dos jogos da Copa, o governo federal investiu cerca de R$ 28 bilhões de reais (sim, pasmem!) em estádios e infraestrutura das cidades. Vale destacar, que segundo o Jornal do Brasil, a Alemanha, na Copa de 2006, investiu cerca de 12 bilhões de reais e a África do Sul, em 2010, investiu cerca de 18 bilhões de reais no evento. A diferença de investimento chega perto da casa de 10 bilhões de reais para o evento de 2014.

O que é mais preocupante, é que apesar de todos esses investimentos, a 15 dias do evento, vemos estádios sem preparação e obras completas e cidades-sede sem a mínima estrutura para receber turistas, imprensa e jogadores.

Preparo: ou seria melhor, despreparo!

Mesmo com todo esse investimento e diversos treinamentos oferecidos a policiais e voluntários que atuarão nos dias de jogos, grande parte da população brasileira acredita que o país esteja despreparado para receber este megaevento e os turistas que o acompanham.

Segundo pesquisa do jornal o Globo, em março e abril deste ano, pouquíssimos espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro possuíam pessoal preparado para lidar com estrangeiros. Enquanto os brasileiros esperam chegar “mais perto do evento”, os londrinos, no ano de 2012 quando sediaram as Olimpíadas, começaram sua preparação três (isso mesmo, três!) anos antes dos Jogos Olímpicos. Além disso, muitos preveem que serão enfrentados diversos problemas de mobilidade, em ruas e aeroportos, e segurança.

Caos em aeroporto brasileiro

 

Campeão: será que vamos ser ao menos campeões no campo?

Apesar de ainda não termos visto grandes vitórias fora do campo, esperamos que, ao menos, dentro das quatro linhas, sejamos sagrados campeões.  Historicamente o Brasil é sempre considerado um dos grandes favoritos a levar o título, mas nos últimos anos fomos eliminados por grandes seleções como a Holanda e a França. Neste ano, nossa seleção enfrentará os também favoritos, Alemanha, Argentina e Espanha. Esperamos, no entanto, que nossa torcida e Neymar e Cia. façam a diferença dentro do campo, e que levemos, ao menos, o tão sonhado Hexa.

 

Enfim, já que vai sair a Copa, o negócio é torcer para que nas quatro linhas nos sagremos Hexacampeões. Quanto aos investimentos e despreparos, ainda temos 130 dias para conquistar essa vitória. O dia? 05 de outubro. O local? As urnas.

 

Curte futebol? Então confere outras postagens do Viés.

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*