Sobre

Viés – o outro lado da rede é um espaço para a livre expressão de articulistas que tem o que dizer e que querem provocar o debate, despertar a curiosidade e testar novas ideias. Produzido por alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICOUFRGS), este portal visa resgatar os espaços de experimentação universitária que cederam lugar à produção meramente técnica e a fórmulas adotadas pelo mercado.

No Viés os alunos são desafiados a escrever de forma mais livre, mas sempre adotando uma postura crítica. Diante do volume de informações redundantes disponíveis nos periódicos tradicionais, os colunistas deste portal oferecem opinião em textos reflexivos e provocativos. Logo, se você procura textos imparciais, que seguem rigorosamente manuais de redação e técnicas consagradas, você chegou ao site errado. Viés não é um site jornalístico, nem tampouco um blog de amigos. Certamente, você encontrará erros e regras quebradas, mas isso faz parte de qualquer experiência.

Agora, se você acredita que a universidade também precisa fomentar o exercício criativo e abrir caminhos para o novo, você reconhecerá no portal Viés a vontade de inovar e correr riscos.

***

O portal foi criado pelos professores Alex Primo e Gilberto Consoni no segundo semestre de 2010, na disciplina eletiva Laboratório de Web. O portal usa o template Yamidoo Magazine, customizado por André Feijó (programação) e Paulo Gabriel (logos e background). Os corajosos desbravadores da primeira empreitada foram os alunos:

– Alex Bruno Viana da Silva
– Anne Caroline Ozio Andrade
– Ariel Lara de Oliveira
– Christyne Marques Rodrigues
– Demétrio Jorge Rocha Pereira
– Dimitri de Oliveira Silva
– Felipe de Moraes Neves
– Iur Marcelo Priebe de Souza
– Jonathan de Oliveira Gomes
– Lúcio Lopes Salimen
– Natália Alves Michelena
– Nicole Rosa da Silva
– Otávio Pereira Petry
– Paulo Gabriel Antunes
– Raiza Gomes Fraga
– Renata Amaral Remus