Gastronomia / Variedades / Viés

A arte do chá

Nome científico da planta chá

Flor e folhas de chá (Camellia sinensis)

Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang (618-907), na China. Os primeiros europeus a ter contato com o chá foram os portugueses, quando da sua chegada ao Japão, em 1543. Rapidamente a Europa começou a importar as folhas, tendo a bebida tornado-se popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e nos Países Baixos. O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II. Catarina patrocinava “tea parties“, onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino. O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde (“five o’clock tea“) foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.

chá indiano

Chai, chá indiano feito com chá preto, leite, açúcar e especiarias

O que muitos não sabem é que chá é uma bebida preparada por infusão de folhas, flores ou raízes da planta de chá ou em seu nome científico, Camellia sinensis. Toda e qualquer outra infusão que não for feita com chá – folhas de cidreira somente, por exemplo – é considerado “chá de ervas”, pois não são feitas exclusivamente com a planta chá ou são feitas com outras partes das ervas medicinais. Existem derivações do chá, como o chai – ou chá indiano – onde adiciona-se leite, especiarias e açúcar ao chá preto (eu recomendo que, uma vez na vida, você prove. É maravilhoso!), o chimarrão, que alguns consideram um chá de erva-mate, chá gelado com limão, entre diversas outras combinações.

Não importa se são para uso medicinal ou só para aquecer; os benefícios do chá são muitos. Emagrecimento, calmante, relaxante, energético, antioxidante, ajuda no sistema imunológico: benefícios para uma vida mais equilibrada. Entretanto, devemos lembrar que nada em excesso é bom, ou seja, a dose recomendada é de, no máximo, três xícaras por dia. Coloque seu chá em infusão e aproveite seu momento!

Fonte das imagens:  http://elizabethandoh.wordpress.com/2009/04/16/%E6%96%B0%E8%8C%B6-shin-cha-new-tea/

http://arunacuisinerecipes.blogspot.com.br/2009/06/ola-queridos-leitores-esta-semana-fiz.html

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*