Comunicação / Jornalismo / Viés

Andrew Jennings: banido pela Fifa, essencial à sociedade

São Paulo, sábado, manhã de 2 de julho, auditório da Universidade Anhembi-Morumbi. Presentes no 6° Congresso da Abraji, estudantes e profissionais ávidos por conhecer uma das referências mundiais do jornalismo, Andrew Jennings, aguardam sentados. Parte do público viu Mr. Jennings passeando pelos corredores, outros somente haviam ouvido falar dele e, alguns, compraram o livro Jogo Sujo: O Mundo Secreto da Fifa na banca do evento.

Sérgio Xavier, editor da revista Placar, mediou a palestra de Andrew Jennings, repórter da BBC, no 6° Congresso Abraji

Quando o sexagenário senhor de cabelos brancos, vestindo roupas simples e trajando um colete repleto de bolsos entra no auditório, a platéia silencia. Bem humorado, o inglês saúda a todos com um sonoro “bom dia” e começa a falar. Aos poucos, torna-se mais compreensível o título de “único repórter proibido de entrar nas coletivas de imprensa promovidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa)”.

Uma dúvida, um palpite, paciência e documentos. Embora não o tenha dito assim, essa poderia ser a “receita” do palestrante para os futuros jornalistas. Durante rápidas 230min, o experiente repórter disparou dados e histórias sobre uma Fifa que nem todos conhecem.

— Se você tem um dado, um documento. Se sabe da história desse material. Se tem alguém, uma fonte, lhe dizendo que há algo errado. Você deve se acalmar, parar, pensar e ver, no seu contexto, o que tudo que você juntou significa, para, a partir daí, dar início a reportagens  e denúncias que tendem a ganhar alguma repercussão — aconselhou o grande jornalista, na contramão do que se ouve na faculdade e no trabalho.

Andrew Jennings ficou conhecido por ter ido a fundo na história do catalão Juan Antonio Samaranch, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) de 1980 a 2001. No vídeo abaixo, um trecho da palestra na qual o repórter afirma como “sacou” a forma dessas entidades funcionarem.

Em 1992, junto com Vyv Simson, também inglês, Jennings lançou o livro “Os Senhores dos Anéis: Poder, Dinheiro e Drogas nas Olimpíadas”, no qual conta como funcionam os meandros do COI. Pesquisando a vida de Samaranch, os autores descobriram o seu passado fascista, além de esclarecerem como funciona a “família olímpica”.

Juan Antonio Samaranch, 7° presidente do COI

Por entender como as relações entre poder, dinheiro prestígio se dá, e por conseguir passar isso para o público, Andrew Jennings é considerado um dos melhores repórteres investigativos do mundo. Por que foi banido pelo suíço Joseph Blatter em 2003, das coletivas da Fifa?

— Já sabendo como funcionava a “família”, e tendo alguns documentos que entregavam o esquema, levantei e perguntei ao Blatter : ‘Blatter, você já aceitou suborno?’, ao que ele respondeu ‘Não!’. Pronto, assim eu tinha acabado de comprovar que existia suborno na Fifa.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*