Ciência e Tecnologia / Viés

Aplicações digitais sem apoio offline

As aplicações que baixamos para os nossos celulares, sejam Android ou Symbian – Iphone, ajudam e facilitam as nossas vidas.

Independentes das reviews publicadas nas plataformas PlayStore (Google Play) ou App Store nessas aplicações elas apresentam limitações que nem sempre descobrimos à primeira vista, ou porque não usamos todas as funções do aplicativo.

Como aluna internacional em POA, procurei uma aplicação que me ajudasse a circular na cidade. Encontrei um aplicativo PortoBus, só existe para Android de momento em Symbian está em fase de testes.

Fonte: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.edersonschmidt.portobus&hl=pt_PT

Desde o primeiro dia de uso da aplicação foi dificil, a aplicação só trabalha online, o que significa que sendo de outro país não tinha 3G ativo no celular, mais valia andar a pé porque outra das  limitações são as paradas de onibus que não têm placa a mostrar as linhas que param ou o seu destino.

POA sendo anfitriã da Copa 2014, e dos Jogos Olímpicos 2016, as acções digitais como esta aplicação do PortoBus devem ser uma melhor valia havendo uma acção conjunta com as acções offline, colocando nas paradas de onibus as linhas e seu destino.

Mesmo tendo a aplicação funcionando direitinho tem se sempre dificuldades,ela deve ser revistas para trabalhar offline para além dos seus favoritos,ser feita revisão das linhas porque não tem todas e agregar outras informações gerais como os valores do bilhete e do cartão TRI explicando onde se pode fazer e os processos a seguir.

Como são importantes as acções digitais mas deve-se levar sempre em conta o conjunto como um todo, possivelmente o criador da aplicação viu e sentiu a necessidade neste gap nos transportes de POA, mas isso ainda está longe de ser uma solução completa para os seus utilizadores.

2 comentários

  1. Olá Bélinda, tudo bom ?

    Legal ter achado sua avaliação :) e muito obrigado pelas críticas. Críticas são sempre muito bem vindas.

    Gostaria de responder algumas coisas que você citou no post(avaliação).

    Bom, explicando em um todo, o projeto não conta com nenhuma ajuda do governo e todos os dados que estão no Porto Bus são os encontrados nos sites da prefeitura e empresa de transporte público de Porto Alegre, ou seja, se existem rotas erradas, horários errados ou paradas, esses dados estão errados nos sites do governo, quando for atualizado lá, eu irei atualizar no projeto.

    O projeto tem como referencia vários outros que já existem em grandes cidades dentro e fora do Brasil, em geral todas funcionam online, tanto que o projeto é para smartphone, Android e em breve uma versão web e iOS(iPhone), em geral, todos os smartphones tem planos 3G. Mas concordo 100% contigo sobre o projeto acabar não sendo útil quando precisa de internet pois a nossa internet 3G é bem ruim. E por isso, muito em breve os horários das linhas marcadas como favoritas vão estar offline. Um outro motivo pelo qual tudo não está offline, o projeto teria pelo menos 20Mb pela quantidade de dados e isso não é nada viável para aplicativos, normalmente só jogos tem esse tamanho.

    O projeto tem sim o objetivo de facilitar na copa de 2014, em breve terá os pontos dos taxis, rotas de lotações e até as estações de bicicleta.

    Mas as coisas não acontecem tão rápido, pois a versão Android e quase todo o projeto é tocado apenas por mim, já existem mais pessoas ajudando, mas ainda, boa parte é comigo.

    Em geral, o projeto é relativamente novo, e único com essas funcionalidades em Porto Alegre, que não foram fáceis de fazer e nem é fácil de manter, pois como disse, a maioria dos problemas de paradas, linhas e horários errados estão nos órgãos responsáveis, quando vejo algo errado, eu faço o possível para corrigir, atualizar ou remover, para não deixar coisas erradas para os usuários.

    Gostaria de ouvir mais sobre a sua experiencia com o projeto e também poderei lhe passar mais novidades, sobre o que deve acontecer nas próximas semanas com o projeto.

    Me envie um e-mail ederson.schmidt[at]portobus.com.br

    • Bélinda Abreu says:

      Este post que fiz partiu da experiência que a aplicação me proporcionou desde que cheguei a Porto Alegre, de facto quase que sabia que a aplicação era feita sem qualquer apoio governamental ou da empresa de transportes de Porto Alegre, mas a falta de apoio offline por parte dessas entidades pois não ajuda de todo a movimentação em Porto Alegre.

      Já vi as actualizações que foram feitas na aplicação e gostei bastante, ainda não as explorei a fundo, mas com tempo poderei comentar melhor sobre elas.

      Obrigada pelo teu comentário! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*