Ciência e Tecnologia / Viés

Aplicativos para causas sociais


A internet vem mudando consideravelmente o modo como as pessoas se relacionam. Nos últimos vinte anos assistimos ao surgimento de ferramentas com a promessa de revolucionar a interação humana. Primeiro foi o email, depois os chats de bate papo, MSN e em seguida a invasão das mídias sociais como Orkut, Linkedin, twitter e facebook, entre outros.

As redes sociais contam com várias opções e iniciativas para os mais diversos assuntos, seja para fazer novos amigos, procurar o “par perfeito” ou criar sua network em busca de um bom emprego. Mas o que vem chamando atenção é o grande número de ações desenvolvidas na web para mobilização social em prol de causas nobres. Várias empresas e desenvolvedores estão criando alternativas para aqueles que querem ajudar da maneira que puderem, uma delas são os aplicativos para causas sociais. Com eles a mobilização vai além da comunicação, e a colaboração demanda só o tempo de um “click”.

Um dos maiores aplicativos deste segmento é o SocialVibe. Com iniciativas que vão desde proteger o meio-ambiente e salvar espécies ameaçadas até reduzir a violência, alimentar os famintos e colaborar com pesquisas contra o câncer. O projeto conta com o apoio de grandes grupos como WWF e PETA.

A idéia é simples e eficaz: por meio de aplicativos em mídias sociais, os usuários escolhem uma causa e um patrocinador (geralmente grandes empresas). Cada clique que outros usuários fizerem no aplicativo garante uma doação, que pode ser um valor em dinheiro ou materiais específicos como vacinas ou alimentos, de acordo com a causa.

A empresa patrocinadora cobre esses gastos e o custo do usuário é zero. Quem quiser ajudar também tem várias opções – os aplicativos são compatíveis com MySpace, Facebook, Twitter, entre outras redes, além de blogs baseados em WordPress e Blogger.

No Facebook, aplicativos como o Causes funcionam com o mesmo propósito. Neste caso, além da possibilidade de doações, as causas divulgadas podem ser menos globais, permitindo que pequenos grupos também participem e sejam apoiados. Seja para tornar a causa mais conhecida ou para doar diretamente, é fácil para qualquer um ajudar, basta ter uma conta no facebook e baixar o aplicativo no próprio site.

Para aquelas pessoas que querem iniciar suas próprias causas, existe o FundRazr, com ele os usuários criam uma causa com uma meta de doações. Baseando-se no Facebook e PayPal, a idéia é divulgar a causa para atingir essa meta rapidamente. O interessante, neste caso, é que isso pode ser desde ajudar os necessitados até causas individuais como comprar algo ou fazer uma viagem, podemos considerar como a famosa “vaquinha” só que com alcance global. Claro, os mais incentivados são os casos sociais, emergências pessoais ou apoio político

Ainda na criação de causas existe o Twibbon que pode ser usado tanto para diversão quanto para apoiar motivos mais nobres. Trata-se de uma aplicação gráfica que pode ser feita automaticamente para avatares no Twitter. Pode ser uma faixa, um crachá, uma cor ou um símbolo que passa a identificar sua adesão a um grupo ou seu apoio a uma iniciativa. No momento que o usuario adere a um Twibbon, o contador no site aumenta, de modo que é possível acompanhar quantos já estão usando. Mais recentemente, ganhou formato no Facebook, onde recebeu ampla aceitação dos usuários.

É interessante ver que a tecnologia está sendo usada de forma cada vez mais criativa em favor das mais diversas causas sociais. É claro que se fizermos uma análise mais detalhada nos usuarios desses aplicativos encontraremos muitos que utilizam mais por modismo do que por ativismo. Mas, independente dos motivos o importante é que essas ferramentas proporcionam a divulgação de entidades e causas nobres em nivel mundial o que dificilmente aconteceria se dependessem exclusivamente dos veiculos tradicionais de comunicação.

Com a ajuda da tecnologia, as possibilidades de se fazer o bem estão cada vez mais ao alcance do cidadão. Agora é preciso conscientização e atitude para cada um fazer a sua parte.

Tags: , , ,

4 comentários

  1. Pingback: Há algo de encantamento na Web 2.0? | Viés | O outro lado da rede

  2. you¡¯re truly a good webmaster. The website loading pace is amazing. It seems that you¡¯re doing any distinctive trick. In addition, The contents are masterpiece. you have done a excellent process in this matter!

  3. I believe this is with the most essential info for me. As well as i rejoice browsing your article. However really should commentate on couple general things, The internet site type is wonderful, the write-ups is unquestionably favorable: D. Good career, cheers

  4. Some really nice and useful information on this internet site, as well I conceive the design and style contains great features.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*