Consumo / Política / Viés

ATÉ ONDE A BAIXA DO IPI BENEFICIA A POPULAÇÃO

Atualmente o Brasil passa por uma revolução no setor automotivo. A facilidade para se comprar automóveis aumentou ainda mais partir de 21 de maio de 2012. O então Ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou a redução de carga tributária que incide sobre os veículos do país.

Fonte: cajazeirasclassificados.com.br

Para maioria das montadoras o IPI será zerado. Certamente este benefício vem a possibilitar a muitas pessoas a oportunidade de adquirir seu carro, contudo, fatores fundamentais estão sendo esquecidos, as condições de nossas estradas e rodovias. O outro fator é que não há mais lugar para tantos automóveis. O transito nas grandes metrópoles se encontra caótico, hoje para se chegar a algum ponto da cidade deve-se estar preparado para enfrentar horas de congestionamento. E este incentivo do governo vem a colaborar com uma grande parcela de automóveis nas ruas.

Uma alternativa para diminuir o transito das grandes cidades seria o investimento em transporte público. A qualidade nos meios de transporte público, e a diminuição do valor das passagens seriam formas de incentivar a população a utilizar este meio, solucionando assim, diversos problemas, que vão do desafogamento do transito até a questões ambientais.

Sem dúvida, o beneficio do governo ao reduzir o IPI dos automóveis é algo bom para o bolso da população, contudo, esta redução não pode ser considerada positiva de forma geral, pois as cidades não suportam mais o numero de veículos nas ruas, e o próprio cidadão vive uma situação caótica e estressante ao tentar se locomover dentro delas. Até onde esta redução vem a nos beneficiar?

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*