Cinema / Cultura / Viés

Diga sim às comédias românticas!

As comédias românticas poderiam ser traduzidas de uma forma muito simples: amor e muita diversão em tela. Normalmente, a narrativa é construída da mesma forma: uma mulher conhece um homem, ambos se apaixonam, namoram, mas após uma grande revelação, briga ou mentira eles se separam por exatamente quinze ou vinte minutos. Esse é o tempo suficiente para eles relembraram sua história de amor juntos e perceberem que é praticamente impossível viverem separados. Então, um acaba cedendo e indo atrás do outro desesperadamente, a fim de expor todo o seu amor e dizer como foi difícil a distância que se instaurou entre eles. Após isso, eles se beijam e são felizes para sempre. E lá se foi mais uma comédia romântica para a prateleira das locadoras.

Imagem de divulgação

...e viveram felizes para sempre!

Porém, existe muito mais que isso por detrás dessa proposta audiovisual. Embora siga quase sempre a mesma estrutura, ela traz à tona uma série de sentimentos e sensações (e porque não dizer lembranças) no espectador, que apesar de já ter visto tantas outras parecidas, termina o filme com uma sensação de felicidade, de dever cumprido.

Apesar das inúmeras criticas que eu ou você possa vir a ter sobre esse formato de filme, uma coisa é indiscutível: as comédias românticas suscitam no público um sentimento de renovação, de que nem tudo está perdido, pois existem outras formas de se levar a vida. Além disso, mostra que os clichês podem, sim, ser interessantes e reveladores.

A sociedade como um todo vive, constantemente, cercada de dramas e problemas. Sendo assim, porque não relaxar com um filme que suscite felicidade, animação e amor? As comédias românticas estão ai para nos mostrar que apesar das situações dramáticas e inesperadas dos dias de hoje, o amor ainda está no ar e pode aflorar um sentimento positivo na população. E isso com uma boa dose de humor, é claro.

Tags: , , ,

2 comentários

  1. Achei bem interessante a proposta do texto, e acho que é assim que funciona. Nosso cotidiano já é cercado por corrupções, tristezas e inquietações. Nada melhor que sentar no fim de noite e ver uma boa comédia romântica. Viva a elas \o/
    Texto muito bom \o/

    • Nathalia Prado says:

      Que bom que gostastes da proposta Taira, acho que é bem por ai. Diante de todos os problemas do dia-a-dia, nada melhor do que nos distrairmos com algo leve e divertido. Obrigada pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*