Comunicação / Consumo / Viés

Compras coletivas: eficiente para quem?

Logotipos dos principais sites de compras coletivas no Brasil

90% off. Mas vale a pena?

A ideia é simples: descontos de até 90% são ativados a partir de um número mínimo de compradores para a oferta.  É tão simples que rapidamente se nota a razão do sucesso e da multiplicação em massa dos sites de compras coletivas.

Pense numa coisa inusitada. Ela estará à venda, e com desconto. Os estabelecimentos buscam nos sites de compras coletivas a chance de divulgar seus produtos e atrair novos consumidores. Mas será que é isso que acontece? A intensa plurificação saturou o mercado, principalmente porque todos os sites que surgiram após os pioneiros simplesmente copiaram o modelo, sem qualquer inovação. O resultado é a caixa de emails lotada e pouca atenção do usuário para as milhares de ofertas diárias. Os mais interessados até vasculham o SaveMe –  site unificador de ofertas – facilitando o seu trabalho, caso contrário certamente a maioria desses sites seriam esquecidos da noite para o dia.

Com tantas opções, a impulsividade fala mais alto e milhares de ofertas são compradas diariamente. Mas será que os consumidores ficam satisfeitos? O Reclame Aqui reúne as reclamações dos usuários sobre os mais diversos estabelecimentos, e o Groupon, por exemplo, já acumula mais de 2.000 queixas, entre elas horários totalmente inconvenientes para os serviços de estética, tele entrega de pizza agendada somente para a outra semana, restaurantes que obrigam o consumo de um prato pelo preço normal para poder consumir o outro pelo preço da promoção e as campeãs queda de qualidade/tamanho dos pratos e mau atendimento dentro do estabelecimento. As entrelinhas das ofertas fazem com que os clientes passem por situações constrangedoras.

A consequência é que a estratégia dos anunciantes fracassa totalmente, afinal por que as pessoas retornariam ao local para consumir o produto pelo preço integral enquanto existem centenas de sites com o mesmo tipo de produto em oferta? A qualidade seria o único fator que poderia tirar a jogada do fundo do poço, mas visivelmente muitos estabelecimentos não estavam preparados para atender a enorme quantidade de compradores para uma única oferta. A contrapartida veio na queda da qualidade e no atendimento superficial ao consumidor.

E quem está ganhando com isso? As empresas que anunciaram nos sites afirmam que seu número de recompra não aumentou significativamente, e o lucro obtido com a quantidade vendida pelo site é baixíssimo, já que os produtos são ofertados próximo ao preço de custo, e com uma boa margem devendo ser destinada para os sites. Os consumidores também saem perdendo, pois muitas promoções não são tão boas quanto parecem. Restaram os próprios Peixe Urbano e Cia, mas, se tudo permanecer como está, esse crescimento não será sustentável no longo prazo, afinal os consumidores estão cansados de tantos emails e ofertas de coisas que já estão batidas.

Tags: , ,

1 comentário

  1. 301 Moved Permanently I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my trouble. You are incredible! Thanks! your article about 301 Moved PermanentlyBest Regards Yoder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*