Cultura / Viés

Marcando feito tatuagem

A tatuagem é uma das mais antigas e cultuadas formas de modificação do corpo. Já foi usada para “identificar” facilmente marinheiros e criminosos; hoje, é vista com mais naturalidade. Salvo exceções (como profissões ligadas à área artística, por exemplo), a tatuagem, especialmente se ela é visível, ainda é vetada em alguns ambientes. É o caso de comissários de bordo, bombeiros e salva-vidas, entre outros.

É difícil apontar algo definitivo que esclareça o porquê das pessoas encararem o ritual da tatuagem. Assim como os temas, também são muitas as motivações: estética, declarações, homenagens, autoafirmação, inclusão em um meio, forma de simbolizar uma época ou data. Buscando reunir admiradores desta arte, já existem portais na web que informam sobre eventos segmentados, como a Expo Tattoo, realizada em todo o Brasil.

Além de muita história, a tattoo também tem casos curiosos de pessoas públicas que não têm medo de expressar algo que ficará para sempre na pele. Você pode ver algumas informações e curiosidades sobre a tatuagem neste infográfico feito por Ana Carolina Barros e Andiara Moraes.

Para melhor visualização, clique no nome do infográfico ou em “View on SlideShare”.

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*