Ciência e Tecnologia / Comunicação / Consumo / Mídia / Moda / Publicidade / Relações Públicas / Variedades / Viés

Midias Socias dão voz ao consumidor.

Como não lançar uma coleção, por Arezzo

Durou menos de 1 dia  a nova coleção da Arezzo, Pelemania. Depois de ter anunciado o lançamento de sua coleção de produtos com peles de animais exóticas a marca  retirou a linha do mercado. O motivo? A polêmica causada no twitter e outras redes sociais com manifestações contrárias a coleção. Em uma tentativa – frustrada, diga-se de passagem – de alavancar as vendas e gerar um enorme buzz, a marca criou uma divulgação diferenciada na flagship store da Oscar Freire em SP, e espalhou a novidade pelos seus milhares de seguidores no Twitter. A marca ficou no Trending Topics do dia, mas com uma imagem totalmente negativa. Das mídias sociais para notícia nos grande portais da internet e até mesmo a mídia impressa foi um passo, saindo na Folha de São Paulo, Globo, Zero-Hora entre outros.

Em resposta à polêmica, a Arezzo pronunciou-se através de sua página no Twitter e no facebook, declarando que entende e respeita as manifestações contrárias à utilização de peles exóticas na produção de roupas e acessórios. A grife também frisou que o uso de peles exóticas na sua coleção foi “devidamente regulamentado e certificado, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão”, mas mesmo assim irá retirar de todas as lojas os produtos, deixando nas prateleiras apenas aqueles criados com peles sintéticas.

Mídias Socias dão voz ao consumidor

Não é a primeira vez que a Arezzo sofre um revés através das Mídias Sociais. No ano passado uma blogueira fez um post protestando sobre a qualidade dos produtos da marca. O post teve mais de 700 comentários, tornando um blog desconhecido em campeão de visitação. O detalhe é que até hoje ele é repassado e comentado nas redes sociais.A recente polêmica vai de encontro com outros cases famosos registrados na internet 2.0, como o da Brastemp e da Renault. A questão que surge para as empresas e principalmente sobre  o canal de comunicação aberto nas redes sociais é que ele é uma ótima ferramenta, mas também uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que a internet e a mídia social criam um canal de divulgação dos produtos e da marca em si, o despreparo em entender o que o  novo consumidor quer, responsabilidade ecológica e social, bom atendimento e principalmente, produtos de qualidades traz a tona as insatisfações que antes ficava restrita a uma rede social física infinitamente menor que a das redes sócias via web. O resultado? Nem sempre a imagem que os consumidores expõem é condizente com o que a publicidade da marca transmite.

Think!

Um bom momento para se repensar o  real posicionamento da empresa com os seus consumidores. Bem mais barato que tentar reverter o prejuízo que uma marca arranhada no mercado trás, seja através de queda das ações ou de futuras decisões de consumo

( geralmente baseadas em informações disponíveis sobre experiências e julgamentos individuais), que  tendem rapidamente a se coletivizar pelas redes sociais afetando os resultados das vendas, e por conseqüência, a economia da empresa. Uma boa reputação é indiscutivelmente o mais valioso ativo intangível que uma empresa pode possuir, por isso, todo cuidado com  futuras ações de Marketing, frases ou deslizes com consumidores insatisfeitos. Tudo pode cair na rede. E quem sabe nem uma retratação feita pelo presidente da empresa ajude na crise. Totalmente #fail

Tags: , , , , ,

2 comentários

  1. Ana Paula Lovato says:

    No mundo de hoje, em pleno século XXI, em meio a tsunamis, terremotos, estiagens, tempestades uma empresa lançar artigos usando pele de animais é totalmente contrário ao bom senso, ainda bem que temos a internet, as mídias sociais para nos dar voz!! muito bem escrito este artigo e muito pertinente o assunto!!

  2. For the duration of this time Sting usually fights in opposition to Athrun Zala while in the ZGMFX23S Saviour. Sting and his two comrades later on examine the ZAFTcontrolled metropolis Diokia, where the three for that 1st time satisfy Shinn Asuka and Athrun Zala, having said that none of them knew who the other is. Through the Struggle of Crete the Chaos is damaged by Kira Yamato’s ZGMFX10A Freedom however it is quickly fixed to accompany the GFASX1 Ruin piloted by Stella, which destroys many cities in Europe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*