Ciência e Tecnologia / Variedades / Viés

O mundo é dos notívagos

Há alguns anos chegou a mim a notícia que a Suécia estaria adaptando parte de seus serviços públicos para atender as necessidades dos notívagos, ou seja, as pessoas que trocam o dia pela noite. Quando li esta notícia, a única coisa que veio à minha mente foi “finalmente”.

O caso todo aconteceu cinco anos atrás, e não sei qual foi o nível de sucesso que a iniciativa teve, mas a solução me pareceu brilhante. Com a era da internet e do “coisas acontecendo a qualquer momento”, ter hábitos noturnos virou o hábito de muita gente, principalmente dos mais jovens. Então, qual é o problema de dar espaço para essa sociedade notívaga?

Talvez esta pessoa fosse mais produtiva trabalhando à noite. Fonte: WordPress

Pessoalmente, eu só vejo dois: o aumento do gasto com energia elétrica – pois a luz solar terá que ser substituída por atificial em muitos casos – e o aumento da poluição sonora nas ruas em horários em que as pessoas “normais” estão dormindo. Mas, sinceramente, estes dois aspectos não conseguem eclipsar o mar de vantagens que teríamos com uma população economicamente ativa noturna. Alguns destes pontos positivos são:

– Segurança: ruas mais movimentadas, em geral, significam ruas mais seguras, especialmente em horas noturnas, que são consideradas as mais violentas;

– Mobilidade Urbana: dividindo o dia em dois horários comerciais ao invés de um, o trânsito desafogaria imensamente, pois o volume de veículos durante os horários de pico também seria dividido;

– Economia: mais horas comerciais também significa mais momentos para consumir, injetando dinheiro na economia do país. Outra vantagem econômica é que as pessoas que naturalmente são notívagas poderiam trabalhar agora em seu momento mais produtivo, e não cansadas e desmotivadas como estariam durante o turno do dia;

Sem contar os avanços sociais imensos que uma medida destas iria trazer, diminuindo o preconceito e fazendo a sociedade aceitar o fato que nem todos somos iguais.

E você? O que acha sobre isso?

Tags: , , , , , , , , ,

2 comentários

  1. lararamalhotimm says:

    Adorei o post, o nacional do Iguatemi foi durante algum tempo 24 horas, por motivo de segurança tiveram que voltar a fechar. Infelizmente ainda não tem muitos lugares 24 horas em PoA, espero que um dia isso mude.
    Abraço.

  2. Excelente post. Quem sabe se não acontece? Eu gostaria de ver o movimento noturno diariamente. Ou noturnamente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*