Política / Viés

Que bom que vivemos em uma democracia

Tive um sonho horrível. Sonhei que vivia em uma triste sociedade antiga. No centro da cidade, havia um ídolo de borracha (obviamente, na antiguidade as estátuas não eram de borracha, mas em sonhos tudo é possível) e sem nome.

Marcus Hulk

Um dia, jovens decidiram que era a hora de trazer novamente a alegria e foram ao centro da cidade protestar. Em um determinado momento, tentaram fazer uma ciranda em torno do medonho monumento inflável. Os guardas do rei logo dispersaram a multidão da forma que as leis do reino permitiam: na porrada.

Marcus Hulk

Acordei, aliviado. Feliz de viver em um local e em um período onde a democracia é um valor defendido por todos. Tranquilo, por viver em uma cidade onde sei que um boneco de borracha jamais seria mais importante do que a vida e a integridade física das pessoas. Como é bom viver no século XXI e em uma cidade que já foi chamada de capital da participação popular.

O pesadelo me trouxe um questionamento: o que, afinal é democracia? Tanta gente já foi presa, torturada e morta lutando por essa tal democracia. E aqueles que as prenderam, torturaram e mataram diziam defender a democracia. Diziam mais: segundo eles o país vivia a democracia. Hoje o país, finalmente, vive a tão sonhada e repetida democracia.

O sonho parecia muito real, tanto que acordei em dúvida se não havia sido verdade.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*