Ciência e Tecnologia / Cinema / Literatura / Música / Variedades / Viés

Retrospectiva Viés 2012/2

Dezembro.

Último mês do ano.

Época na qual são feitas retrospectivas sobre as mais variadas coisas. Desde o resumo dos assuntos que foram notícia nesses 12 meses, até o balanço do seu condomínio.

E, com o Blog Viés, não poderia ser diferente. Por isso, nessa reta final de semestre, vamos lembrar dos principais temas tratados no período.

Ele foi eleito o cantor do ano, e seu vídeo foi o mais visto da história do Youtube. Já sabe de quem se trata, não é? Psy, o rapper sul-coreano que conquistou o mundo com sua dancinha genial através da música Gangnam Style – que promete ser, também, o hit do verão 2013 na polêmica versão feita por Latino.

O cinema também se destacou: transformou Abraham Lincoln em caçador de vampiros, no filme “Abraham Lincoln: Vampire Hunter”. Apesar da ideia ser criativa, ela não foi bem executada, e rendeu um montante de 106 milhões de dólares – pouco, se considerarmos o seu orçamento de US$ 69 milhões. Nas avaliações do público, atingiu uma nota baixa: 4,9.

Na ciência, o salto tecnológico da vez não foi metafórico. Felix Baumgartner saltou a maior distância de todos os tempos(39 mil metros), sendo o primeiro a romper a barreira do som em queda livre e, também, atingiu a marca do pulo de paraquedas mais alto. O recordista deu uma aula de inspiração, mostrando que nada é impossível pra quem persiste e tem coragem de vencer o desconhecido.

No dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, foram divulgados dados nada agradáveis, como o fato de 76% dos brasileiros jamais ter frequentado uma biblioteca. Também, a média de livros lidos por ano caiu para quatro, e, além disso, 50% dos brasileiros são considerados não leitores.

Por fim, o Dia de Finados, 02 de novembro, reservou ensinamentos de uma figura bem lembrada nesta data: o zumbi. Se seguirmos, pelo menos, três de suas lições – como não discriminar, não mentir e não atacar seus companheiros – já seremos “vivos” melhores.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*