Cinema / Relações Públicas / TV / Viés

RP em tela

Sabe aquele filme que você começa a assistir só mesmo para se distrair, sabendo que não irá se surpreender? Pois é, ontem comecei a ver o filme “Você de novo” (You Again), de Andy Fickman, e achei que iria cair na desopilante mesmice hollywoodiana. Foi quando ouvi a expressão “Relações Públicas” e me encantei, buscando loucamente entender o verdadeiro significado da minha futura profissão no enredo.

Lançado em 2010, o filme conta a história de Marni (Kristen Bell), uma jovem relações públicas bem sucedida que mora em Los Angeles e volta pra casa para comemorar a festa de casamento do seu irmão. Para sua surpresa, ela percebe que a noiva é a garota que fez da sua vida um inferno nos tempos da escola.

Apesar da trama não ser lá tão inovadora, o que realmente me chamou atenção foi a apresentação da profissão, com um caráter bastante positivo e de acordo com as verdadeiras habilidades do profissional. Com o perfil trabalhado de forma considerável se comparado a outras obras, Marni, a relações públicas, comenta sobre sua capacidade em lidar com crises, focar problemas, encontrar soluções, convencer com bons argumentos, enfim, algumas das atribuições do bom RP.

Inspirada com o filme, resolvi trazer aqui outras aparições que lembro de personagens que exercem papel de relações públicas em tramas audiovisuais.

Filmes

Além dos clássicos “Obrigado por fumar” e “Hancock”, bastante conhecidos na área, encontramos:

  •  Idas e Vindas do Amor: Jéssica Biel, na personagem de Kara Monahan, aparece como relações públicas assessorista de uma celebridade do esporte prestes a perder a carreira.
  • Queridinhos da América: Kiki, interpretada por Júlia Roberts, é uma mulher tímida que trabalha para uma grande estrela do cinema hollywoodiano que está em vias de se separar de seu marido que também é ator. O casal é o mais badalado de Hollywood e está prestes a lançar um novo filme juntos e é justamente aí que entra a função de Kiki, responsável por manter as aparências e deixar a impressão para o público e a imprensa de que são um casal feliz.
  • A Rainha: Logo após a vitória de Tony Blair, eis que surge um assessor (relações públicas) preparando seu primeiro discurso como primeiro-ministro.
Novelas
  • Passione: Expõe o profissional de relações públicas de modo repulsivo. O personagem Fred, interpretado pelo ator Reinaldo Gianecchini, ganha o cargo de RP de uma metalúrgica por ser alguém bem apessoado e ter boa comunicação, provocando desgosto nos estudantes e profissionais da área. Fred não tem diploma algum e quando interrogado do porquê de escolher a profissão, o personagem responde que “qualquer uma servia”. A trama colaborou para que o curso, que já não é bem conhecido pela sociedade, fosse percebido pelo público de forma bastante negativa. Até mesmo o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro (CONRERP – RJ) mandou uma carta à TV Globo e ao novelista Sílvio de Abreu, questionando a maneira como a profissão tem sido abordada na novela.
  • Milena Toscano

    Milena Toscano é RP em Fina Estampa

    Fina Estampa: Vanessa Ribas, interpretada por Milena Toscano, estuda Relações Públicas e trabalha como hostess, uma espécie de promotora e recepcionista, do restaurante “Le Velmont”. A garota, sempre inovando nos looks, sonha com uma vida luxuosa e é bastante perseverante quanto a este objetivo.

  • Nesse fio de meada, lembrei também de um episódio da novela Insensato Coração, que vi de relance e achei bastante curioso. A personagem Bibi Castelani (Maria Clara Gueiros) é uma mulher divertida que sabe aproveitar a vida e seus prazeres. No episódio que cito, um dos amigos de Bibi diz a ela para se tornar RP, afirmando que a atividade combinaria perfeitamente com ela e resolveria seu problema com o tédio. O amigo diz isso pois entende que RP é o realizador de festas e coquetéis, descartando a necessidade do diploma e associando a função a um mero cargo de cerimonialista.
  • Poder Paralelo: novela da Rede Record exibida no Brasil em 2009, em que Patrícia França, representando Nina Santana, é uma relações públicas sofisticada e inteligente. Ela trabalha no Hotel Diana e é bastante assediada ao longo da trama.

Após isso tudo me pergunto se realmente devo sentir orgulho em ver minha futura carreira profissional representada nas telas. O entusiasmo é grande, pois me sinto de alguma forma valorizada, lembrada e reconhecida. Agora, se for para ser reconhecida de forma errada, como muitas vezes acontece, prefiro não ver mais esses insignificantes personagens relações públicas que são concebidos por aí.

 

Tags: , , ,

3 comentários

  1. Vanessa Gasperin Carini says:

    Alice! Eu adorei a forma como tu expôs tua opinião. Não sabia que existiam tantos produtos audiovisuais que contemplassem a nossa escolha profissional. Realmente, alguns deles deixam a desejar e até me constrangem de certa forma. Mas também acredito que deva partir de nós profissionais buscar consolidar nossa profissão! Parabéns pelo texto! :)

    • Alice Kuchenbecker says:

      Obrigada Vane! Tem sim, por mais que seja uma quantidade bem menor se comparada a outras, a nossa profissão aparece nos audiovisuais. As vezes, até mesmo a denominam com outro nome, mas ainda assim é RP. O problema é essa palhaçada que ainda acontece e realmente, como tu expôs, pode ser justamente pelo fato de o próprio profissional não se dar o respeito ou valor.
      Quando vejo um filme, porém, que traz as relações públicas de forma correta (como é o Você de novo, em que a Marni é até promovida a uma cargo de presidente e tal), me animo de novo e fico feliz pela escolha :)

      • baah, esse filme vou ter que assistir! tá prometendo! hahahaha mas é assim, aos poucos vamos conseguindo espaço no mercado de trabalho e acertando as pontas! 😀 tomara que RP continue sendo uma profissão escolhida para representar nos filmes/novelas, principalmente brasileiras, mas que sejam personagens que mostrem o lado certo e não algo que só faça festinhas! beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*