Comunicação / Relações Públicas / Viés

Todo Mundo Precisa de um RP

Quando eu escolhi estudar Relações Públicas foi porque eu conhecia bastante gente, tinha facilidade de me relacionar com as pessoas e, lendo os programas dos cursos da UFRGS, percebi que era o que mais se enquadrava com a minha personalidade. E ponto. Apenas isso. Eu não sabia mais nada. Agora se pensarmos que eu, que por livre e espontânea vontade decidi seguir este caminho, não sabia o que um RP fazia, imaginem a galera que nunca buscou nada a respeito.

Na maioria dos colégios falam da Engenharia, Medicina, Direito, Publicidade e a pobre Relações Públicas é deixada de lado. Ninguém sabia dizer o que um RP fazia, portanto, pela lógica, ninguém sairia do ensino médio com vontade de cursar uma faculdade que nem ao menos sabia que existia. Daí tem a galera que acha que sabe o que é um RP, e é disso que nascem os rótulos dados a nós: fazemos a festinha de fim de ano da empresa, fazemos o jornalzinho interno, servimos o cafezinho e etc. Não deixa de ser verdade, em algumas empresas essas funções realmente são atribuídas a nós, mas não é só isso que sabemos fazer.

Há aproximadamente 1 mês foi publicado um vídeo entitulado Todo Mundo Precisa de um RP, que tenta explicar às pessoas todos esses aspectos, que ninguém soube explicar antes, sobre o que é e o que faz um RP. O vídeo abriu a mente de muita gente em relação ao assunto. Inclusive dos próprios estudantes e profissionais da área que, por mais que saibam o que fazem, às vezes precisam de um caminho mais claro para seguir. O Relações Públicas e autor do vídeo Guilherme Alf soube mostrar esse caminho com maestria.

Com a ajuda do vídeo, ficou muito mais fácil para nós explicarmos o que fazemos e por que somos tão importantes no mercado. Todos os setores precisam de comunicação. Todas as empresas têm um público alvo e precisam se comunicar com ele. O trabalho do RP é tornar essa comunicação estratégica.

“Todo Mundo Precisa de um RP” não é apenas um vídeo, nem simplesmente uma frase de impacto, mas também uma Agência de Relações Públicas que está entrando no mercado. E o que me chamou a atenção, é que o pessoal da agência não quis apenas se aproveitar de sua grande idéia para ganhar o mercado sozinho, e optou por abrir espaço para ajudar os outros profissionais da área a terem lugar no mercado e difundirem a idéia de que o nosso trabalho é essencial para o desenvolvimento da comunicação de qualquer empresa. Inclusive, propuseram um encontro de estudantes e profissionais de Relações Públicas para que fossem compartilhadas experiências, e para que surgissem ideias para fazermos juntos o nosso mercado crescer.

Parabenizo a iniciativa de todos os envolvidos e torço para que isso nos leve a algum lugar melhor do que o que já conhecemos.

Tags: , , ,

1 comentário

Deixe uma resposta para Isoppo Cancelar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*