4 de fevereiro de 2016

ANPUR

 

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR completa, em 2016, 33 anos de fundação. Entidade que congrega programas universitários de pós-graduação e que desenvolvem atividades de ensino e/ou pesquisa no campo do planejamento e dos estudos urbanos e regionais em todo o país, a ANPUR, nesse período, passou dos seus cinco programas fundadores para os atuais sessenta e nove (55 filiados e 14 associados), representativos das áreas de planejamento urbano e regional, desenvolvimento regional, arquitetura e urbanismo, geografia, economia, administração pública, ciências sociais, demografia, entre outras. É uma associação pluridisciplinar e aberta, cujas finalidades principais abrangem:

  • O incentivo ao estudo, ao ensino e à pesquisa nesses campos do conhecimento;
  • A divulgação de informações e a troca de experiências referentes a essas áreas de atuação;
  • A promoção de reuniões científicas, objetivando o intercâmbio de informações entre os integrantes das instituições associadas e, também, com outras instituições congêneres, nacionais e estrangeiras.

A ANPUR é associada à SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – e mantém relações com outras sociedades científicas nacionais e com instituições congêneres de outros países e regiões.

A diversidade das instituições que compõem a pós-graduação na área reunida pela ANPUR permite que se faça um diagnóstico do caráter didático e de pesquisa em cada programa, fornecendo uma visão comparada das distintas perspectivas acionadas pelos programas de pós-graduação a nível nacional.

Para maiores informações, acesse http://www.anpur.org.br