19 de janeiro de 2016

VIII SEPEPUR

 

Entre os dias  18 e 20 de maio de 2016, acontecerá em Porto Alegre o VIII Seminário de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais e, no dia 17 de maio, o II Encontro das Revistas Científicas de Planejamento Urbano e Regional, organizados pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR.

Realizados a cada dois anos, desde 2002, os Seminários Nacionais de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais – SEPEPUR contam com a presença dos coordenadores e representantes de todos os Programas de Pós-Graduação e Centros de Pesquisa filiados e associados, de professores e estudantes, de representantes das agências públicas do Sistema Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Pesquisa, e indicam o amplo esforço reflexivo da ANPUR.

Esta oitava edição do seminário acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2016, na Faculdade de Arquitetura (sede do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – PROPUR/UFRGS) e em outras dependências do Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O tema proposto para o VIII SEPEPUR, Formação para o planejamento territorial: balanço, diálogos, perspectivas, recolocará em pauta esta formação em suas diferentes expressões acadêmicas – doutorados e mestrados acadêmicos, mestrados profissionais, relação dessas formações com cursos de graduação de diferentes áreas, como arquitetura e urbanismo, economia, geografia e sociologia –, enfatizando a importância do diálogo sul-sul frente aos problemas vividos pelas metrópoles e instituições de ensino superior sul-americanas.

No âmbito da formação para o planejamento territorial, em grandes linhas, duas tradições consolidaram-se: uma pautada pela graduação de especialistas, por exemplo, em planejamento urbano, planejamento regional, projeto urbano (urban design) e paisagismo, como ocorre nos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha e Austrália; outra que diploma generalistas e/ou remete à pós-graduação a formação de especialistas, como acontece na França, Espanha e em diversos países latino-americanos.

Assim, considerando-se ainda a proximidade geográfica de Porto Alegre dos países do cone-sul, o VIII SEPEPUR organizar-se-á em torno de duas questões principais:

  • Onde e como se formam os planejadores do território, hoje, no Brasil e em países vizinhos, como Argentina, Chile e Colômbia?
  • Que perspectivas se descortinam a curto e médio prazo com relação a este tema?

Daí a proposta de organizar o seminário considerando-se três movimentos analíticos: i) o balanço da situação da formação para o planejamento territorial no Brasil; ii) a proposição de um diálogo com a experiência de alguns países vizinhos; iii) o debate de algumas experiências e de nossas perspectivas futuras.

Quanto à relevância científica e social da temática, ressalte-se que a pauta proposta quer contribuir em duas direções fortemente articuladas: por um lado, busca-se a valorização da prática do planejamento territorial como expressão de conhecimentos reconhecidos por uma comunidade epistêmica pluridisciplinar como a ANPUR; e, por outro, busca-se fomentar a reflexão quanto ao lugar ocupado por essas práticas no enfrentamento dos graves problemas sociais relacionados ao uso e ocupação do território, em suas diferentes manifestações, regionais, urbanas e metropolitanas. Em resumo, o temário proposto tem grande importância epistêmica e política para a área, particularmente se lavarmos em conta a conjuntura político-econômica vivida no Brasil e na América do Sul, marcada pelo acirramento dos conflitos sociais e, de modo especial, de suas expressões territoriais.

Espera-se como um dos resultados do VIII SEPEPUR a elaboração de uma pauta de questões que balizem as ações dos programas de pós-graduação e centros de pesquisa associados à ANPUR junto às instituições de ensino superior e aos operadores públicos e privados do planejamento territorial. Essa pauta resultará em documento a ser publicado na RBEUR – Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.

Acesse o Convite para participação no VIII SEPEPUR enviado a todos os programas filiados e associados à ANPUR.