Obtenção de poliésteres e copoliésteres contendo selênio com propriedade de autocura e produtos

Panorama tecnológico
Materiais poliméricos, quando expostos ao ambiente durante longos tempos, estão suscetíveis a fraturas, que podem levar a falhas mecânicas e à inutilização do material. Dessa forma, o desenvolvimento de materiais que tenham a habilidade de se autorreparar (polímeros com autocura) se torna bastante interessante.

Descrição da tecnologia
A presente invenção demonstra um processo para a utilização de disselenetos que contenham dois grupos reativos em sua estrutura, sejam eles ácidos carboxílicos, cloretos ácidos, aminas ou álcoois na síntese de diferentes poliésteres e poliamidas. Devido a ampla gama de materiais de partida facilmente acessados, o método possibilita o preparo de estruturas poliméricas bastante variadas, e, portanto, com características bastante distintas.

Problema resolvido
As técnicas atuais propõem sínteses limitadas quanto aos materiais de partida disponíveis, gerando uma gama pequena de polímeros. O invento proposto se propõe a resolver este problema através de uma nova rota sintética, que pode levar a inúmeras combinações e uma gama muito maior de polímeros, tendo-se ainda controle sobre as propriedades dos mesmos através das proporções utilizadas. Além disso, através da mistura destes materiais com outros materiais de uso comum, a mistura também podem apresentar certos níveis moduláveis de propriedades de autocura.

Aplicações
Aplicações em quaisquer materiais de engenharia com necessidade de aumento de vida útil, como tintas e revestimentos.

Vantagens
Método bastante simples, sem necessidade de uso de solventes orgânicos nem de alta energia para a polimerização, com pequena quantidade de catalisador. Os materiais obtidos podem ser curados apenas com aplicação de aquecimento brando ou luz visível.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Consulte o TRL atualizado dessa tecnologia diretamente com a equipe responsável pela Vitrine Tecnológica. Acesse o nosso Fale Conosco!

Status e oportunidade
Patente publicada pelo INPI sob n° do pedido BR 10 2019 017050-6.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Tales da Silva Daitx
Caroline Gross Jacoby
Paulo Henrique Schneider
Raquel Santos Mauler