Método de análise para identificar coníferas com alta produção de resina

Panorama tecnológico

Um dos principais problemas da exploração comercial da resinagem em Pinus elliottii é a falta de uniformidade de produção por conta da alta variabilidade genética das árvores nas atuais florestas plantadas. Além disso, o melhoramento genético de espécies de Pinus e sua propagação clonal são processos demorados e/ou tecnicamente limitados. Consequentemente, a exploração de resina em florestas permanece muito abaixo da potencialidade genética dos indivíduos com alto perfil produtivo. Há grande interesse em se estabelecer florestas mais homogêneas e produtivas com fenótipo super resinoso para este setor florestal.

Descrição da tecnologia

Árvores de Pinus eliiottii com 18 anos de idade. (A) Furo realizado com um trado de incremento. (B) Tubo acoplado com um saco coletor, com a resina exsudada do tronco.

A presente invenção permite identificar árvores relativamente jovens de Pinus elliottii (9 anos de idade), com alta produção de resina, através de três furos alternados feitos com um trado de incremento no tronco da árvore, sem a necessidade de utilização de estimulantes químicos e resinagem por vários meses. Nos furos são colocados tubos contendo um saco plástico para a coleta de resina dos canais resiníferos. Após um curto tempo, a resina coletada é pesada para a realização da identificação das árvores de alta produção e baixa produção de resina.

Problema resolvido

Os métodos existentes atualmente para estimar o perfil de produção de resina em árvores de Pinus, com o intuito de homogeneizar as florestas, necessitam de operações de resinagem ou análises químicas de laboratório. São métodos trabalhosos e demorados, geralmente de um ano com avaliações sazonais, os quais podem requerer alguns equipamentos específicos muitas vezes caros.

Vantagens

– Identificação precoce de árvores com alta produção de resina;

– Formação de florestas completamente homogêneas.

Aplicações

– Indústria florestal e resinífera;

– Indústria farmacêutica.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria
Licenciamento
Parceria estratégica
Captação de recursos

Inventores

Arthur Germano Fett Neto

Franciele Antônia Neis

Visite nossos laboratórios (clique no logo)

 

 

 

 

 

Vídeo explicativo da tecnologia

 

Demonstração do Método

 

2 Comments

  1. Hello, I am very happy to see that your article is very well written. We(SANLI Medical) are a medical Manufacturer specializing in the production of disposable medical consumables. Now we have 27 years of history. Our main products are vacuum blood collection tube, blood collection needle, PRP beauty tube. , disposable medical gloves, etc. If you are interested, you can visit our website http://www.sanlimedical.com/ for more product information vtfrxus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *