Cultivo fúngico com propriedades antitumorais e redução dos índices lipídicos sanguíneos

Panorama tecnológico
Os Macrofungos vêm sendo utilizados em terapias tradicionais orientais, e metabólicos fúngicos são cada vez mais utilizados para tratar uma ampla gama de doenças, pois alguns deles são ricos em compostos bioativos. O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos é necessário combinar mais de uma modalidade. No entanto, existem diversos efeitos colaterais e as substâncias utilizadas apresentam efeito nocivo para células não tumorais.
São utilizados também no tratamento de aterosclerose, que é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde, principalmente a doenças coronarianas. Este acúmulo de gordura ocorre em decorrência de elevadas concentrações de triglicerídeos e colesterol sanguíneos.

Descrição da tecnologia
A invenção descreve um processo de cultivo de fungos com propriedades antitumorais e posterior processo de obtenção de seu extrato. E também na preparação de medicamentos para redução de índices de triglicerídeos e colesterol plasmáticos em mamíferos.

Exemplo de Macrofungo.

Problema resolvido
Há necessidade de buscar novas sustâncias e/ou extratos que apresentem atividade antitumoral seletiva e ao mesmo tempo não apresentem elevados custos de produção para tornar o acesso aos tratamentos mais acessíveis e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e animais acometidos por cânceres. A tecnologia apresentou maior viabilidade de redução de células em comparação as linhagens  tumorais com alterações morfológicas características de morte celular, sem atrapalhar as células não tumorais.
Outro problema resolvido foi a diminuição dos efeitos colaterais do uso de estatinas no tratamento de hipertrigliceridemiahipercolesterolemia e esteatose hepática (hepatite tóxica) é necessário o desenvolvimento de novos métodos de tratamento que sejam menos nocivos.

Vantagens
-O processo de obtenção de micélios e corpo de frutificação ricos em princípios bioativos, possibilitando uma produção mais econômica.
-Os extratos obtidos são ricos em cinabarinas e com elevado grau de pureza, apresentando importante teor de polifenóis e atividade antioxidante.

Aplicações
Nos campos da:

  • Biotecnologia,
  • Bioquímica,
  • Saúde e
  • Medicina

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria
Licenciamento
Parceria estratégica
Captação de recursos

Inventores
Matheus Parmegiani Jahn
Marli Camassola
Maiza Cristina Von Dentz
Roselei Claudete Fontana
Eliseu Rodrigues
Mirian Salvador
Gabriela Gambato
Letícia Osório da Rosa
Andreza Ferrari

Visite nossos laboratórios (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *