Dispositivo de proteção para placas de exames radiográficos intraorais

Panorama tecnológico
As placas de fósforo fotossensíveis são receptores de imagens radiográficas digitais reutilizáveis, na odontologia são utilizadas para exames radiográficos intraorais, caracterizado por ser composto de um polímero, como por exemplo PVC ou poletileno, e conter em pelo menos um dos lados metal, como chumbo ou tungstênio. O uso clínico pode ocasionar em dobras e mordidas na placa, que inutilizam permanentemente o receptor, reduzindo a vida útil do equipamento e aumentando o custo do exame radiográfico.

Descrição da tecnologia
 É um dispositivo de baixo custo de fabricação que proporciona maior durabilidade a um receptor de imagem digital de maior custo que o receptor de imagem convencional (filme radiográfico), e não interfere no mecanismo de funcionamento do sistema digital. O dispositivo de proteção previne danos e proporciona maior radioproteção ao paciente, característica sempre desejável na realização de exames de imagem com radiação ionizante.

Problema resolvido
Protege a placa de fósforo de danos físicos durante o uso clínico, como dobras e mordidas, que podem danificar de forma permanente a placa de fósforo e reduzir a vida útil da mesma.

Vantagens
Aumenta a radioproteção do paciente e aumenta a vida útil da placa de fósforo, reduzindo o custo do exame radiográfico.

Aplicações
Utilização no serviço público e privado de radiologia odontológica, com o sistema de digital de placas de fósforo.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Inventores
Graziela de Moura
Heraldo Luís Dias da Silveira

Visite-nos (clique no logo)

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *