Acoplamento inovador entre embarcações

Panorama tecnológico

Atualmente na Bacia do Sudeste os sistemas nacionais de acoplamento barcaça-empurrador existentes utilizam-se de amarras para a conexão de embarcações. Estas por sua vez, demandam uma operação manual perigosa para os operadores, além de não garantirem com segurança a manutenção do acoplamento em situações de navegação adversas. O sistema de acoplamento aqui proposto substitui os sistemas atuais por um acoplamento mecânico acionado hidraulicamente diretamente da cabine de controle.

Descrição da tecnologia

O invento trata de um sistema de acoplamento mecânico composto por um par de guias gigantes situadas uma em cada bordo de uma barcaça, estas possuem furações circulares incompletas e pequenos sulcos desalinhados em seu estágio final. Os referidos sulcos tem a função de direcionar o pino para uma das furações, permitindo assim o encaixe completo do sistema.

Problema resolvido

A conexão robusta garante sua manutenção em condições de mar adversas, eliminando a necessidade de operação da tripulação no local e os riscos inerentes a esta atividade.

Vantagens

– Custo;
– Segurança;
– Confiabilidade.

É o primeiro sistema de acoplamento entre embarcações nacional, com custo estimado em um terço do seu concorrente importado.

Aplicações

– Indústria naval;
– Embarcações de navegação interior.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)
Status da tecnologia

Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria

Licenciamento

Parceria estratégica

Captação de recursos

Inventores

André Schaan Casagrande

Ignacio Iturrioz

Eduardo Donadel Basso

Felipe Tempel Stumpf

Joaquim Francisco Porto

Lucas Nicolay Pizzatto

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