Dispositivo e método para aferição de ângulos

Panorama tecnológico
Os modelos de alta precisão de goniômetros (instrumento para medir ângulos) presentes no mercado apresentam um disco graduado ou um berço que gira em relação a outro componente. A precisão destes goniômetros está correlacionada com a precisão mecânica de seus componentes (folgas nas montagens, engrenagens etc), além da precisão da escala graduada, que requer processos litográficos para marcações com intervalos inferiores a um micrômetro. O consequente aumento da precisão aumenta substancialmente os custos destes equipamentos.

Descrição da tecnologia
A presente invenção propõe um goniômetro que apresenta 4 hastes de igual comprimento que formam um quadrilátero. O método de aferição do ângulo compreende uma etapa de transferência do ângulo a ser medido para o quadrilátero e posterior conversão das distâncias em ângulos através de uma fórmula matemática.

Figura 1 – Esquema ilustrando detalhes do dispositivo para aferição de ângulos.

Problema resolvido
O invento visa proporcionar um inovador dispositivo para a aferição de ângulos que possibilita a construção de um goniômetro com custo da ordem de 50% menor do que os goniômetros tradicionais e com alta precisão equivalente.

Aplicações
Na área médica, dispositivos para aferição de ângulos, como os goniômetros, têm a função de mensurar a integridade de uma articulação, através da leitura do seu ângulo, sendo este movimento definido para cada articulação.

Vantagens
– Custo muito competitivo em relação aos tradicionais goniômetros com o mesmo nível de precisão;
– Montagem articulada que permite giro relativo entre seus componentes, induzido apenas por um simples deslocamento linear controlado, com resultado equivalente ao obtido pelo deslocamento angular controlado nos goniômetros tradicionais;
– Medição precisa e acurada através de uma elaboração mais simples que a dos angulares;
– Uso do deslocamento linear, que permite medidas com grande precisão, para obter uma aferição de ângulo que pode chegar a alguns centésimos ou milésimos de grau, dependendo da folga mecânica entre os componentes e da precisão do instrumento de medição linear.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Patente depositada pelo INPI sob n° do pedido PI 0802879-6.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Alexandre Fassini Michels
Flávio Horowitz
Roberto Spinato Ribeiro
Ronaldo André Ferreira Dau

Visite o Lab… (Clique no logo)