Duto flexível com armaduras resistentes a corrosão

Panorama tecnológico
Dutos flexíveis são vastamente utilizados na indústria de óleo e gás para as aplicações em altas, médias e baixas profundidades devido às suas características técnicas. Assim, são capazes de escoar fluídos sob condições extremamente severas de pressão e temperatura.

Descrição da tecnologia
Essa tecnologia da UFRGS visa aplicar às armaduras de tração de tubulações flexíveis melhorias nos aspectos anticorrosivos para as aplicações em altas, médias e baixas profundidades através da aplicação de revestimento polimérico pelos processos de extrusão, deposição eletrostática ou por processos de aspersão.
Estes revestimentos combinam diferentes formulações que podem ser adequadas a cada aplicação específica conferindo a combinação de boas propriedades mecânicas, resistência térmica e ao ataque químico e bom acabamento superficial apresentando uniformidade e blindando o substrato contra agentes agressivos.

Problema resolvido
A invenção resolve o problema de corrosão sob tensão em armaduras metálicas de dutos flexíveis provocada por altas pressões de reinjeção de CO2.

Aplicações
Esta tecnologia pode ser aplicada em dutos flexíveis para exploração de petróleo e gás evitando, desde o princípio, que mecanismos de corrosão sejam deflagrados nestes componentes.

Vantagens
– Aumento da vida útil de dutos flexíveis;
– possibilita a reinjeção de gases para aumento da produtividade de poços;
– pode trabalhar em de altas profundidades e em condições de contaminantes em grandes concentrações.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Pedido de patente depositado no INPI sob n° BR 10 2020 015625 0.
Buscamos parceria com empresas para desenvolvimento e mercado.

Inventores
Mariana dos Reis Tagliari
Marcelo Favaro Borges

Visite-nos (clique no logo):

Contate-nos para transferência de tecnologia:
demanda.tecnologica@ufrgs.br