Sistema mecânico acoplável para estabilizar bocais de solda e corte

Panorama tecnológico

O bocal de solda ou corte possui as posições de distância e ângulo em relação às peças a serem processadas, posições que devem ser mantidas constantes ao longo do processo para garantir a qualidade dimensional da solda ou do corte, qualidades relacionadas à geometria do cordão de solda ou da aresta de corte. Qualquer variação na distância e ângulo do bocal afetam a geometria do cordão de solda ou da aresta de corte resultante e diminuem a qualidade do processo.

Descrição da tecnologia

O presente invento consiste em um sistema mecânico acoplável a bocais de solda e bocais de corte plasma operados de forma manual semiautomática. É definido por um sistema de guias apoiados sobre elementos preferencialmente rodantes, mantendo no mínimo dois pontos de apoio entre o bocal de solda ou corte e a superfície de apoio, os quais têm a função de definir espacialmente a posição do bocal de solda ou corte em relação às peças a serem processadas, mantendo constante o ângulo e a distância formados entre o bocal e as peças a serem processadas.

Problema resolvido

Soluciona uma variável de extrema importância no processo de solda e corte plasma manual que é a imprecisão dimensional na posição do bocal de solda ou corte em função da operação manual imposta pelo operador.

Vantagens

– Simplicidade e leveza do sistema acoplável ao bocal de solda ou corte plasma;
– Facilidade de adaptar e/ou configurar o sistema para se adequar às diversas geometrias de juntas soldadas, como juntas de canto, topo, sobrepostas, com aresta circular, etc, bem como diversos formatos de geometrias de corte, sendo plenamente adaptável e flexível para diversos formatos de superfícies de encosto lateral;
– Permite que o operador da solda ou corte tenha total visibilidade da extremidade inferior do bocal, evitando que haja obstrução na visibilidade do local onde o metal está em processo de fusão;
– Ser um sistema intercambiável com os equipamentos de solda ou corte atualmente disponíveis no mercado.

Aplicações

– Indústria metalmecânica.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia

Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria

Licenciamento

Parceria estratégica

Captação de recursos

Inventores

Marcelo Carpenedo

Afonso Reguly

Visite nossos laboratórios (clique no logo)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *