Solução para redução de pressão do fluido refrigerante em sistema de refrigeração e condicionamento de ar

Panorama tecnológico
A refrigeração e o condicionamento de ar têm sido cada vez mais utilizados em todo o mundo. A refrigeração tem aplicação em um grande número de setores agrícolas, industriais e de serviços, bem como em usos residenciais. De modo similar, o condicionamento de ar tem sido cada vez mais utilizado para conforto e segurança de pessoas e processos. Os circuitos de refrigeração e condicionamento de ar que utilizam fluidos de refrigeração da família dos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) e dos HFCs (hidrofluorcarbonos) operam sob os mesmos princípios básicos. Dentre esses princípios, existe a necessidade de operar os ditos circuitos em duas zonas distintas de pressão: as chamadas zona de alta e de baixa pressão. Para passar da baixa pressão para a alta pressão, o fluido refrigerante é comprimido pelo compressor, transformando a energia mecânica de movimento do compressor em energia térmica do fluido refrigerante em uma transformação adiabática. Mas para passar da alta pressão para a baixa pressão, é necessário contar com um mecanismo que crie perda de carga suficiente na passagem do fluido refrigerante em sua fase líquida. Os dois mecanismos preferenciais utilizados atualmente são os tubos capilares e as válvulas de expansão termostáticas.

Descrição da tecnologia
Foi desenvolvida uma Válvula de Fluxos Interferentes com função de reduzir  a pressão do fluido refrigerante e filtrar impurezas contidas no circuito de refrigeração ou condicionamento de ar, bem como o processo de produção da mesma.

Problema resolvido
Redução de pressão do fluido refrigerante na passagem da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão no sistema de refrigeração ou condicionamento de ar.

Vantagens
Menor custo de produção, instalação e manutenção; robustez em relação à presença de umidade no fluido refrigerante; robustez em relação à presença  de impurezas no circuito de refrigeração; maior durabilidade em  relação às soluções existentes.

Aplicações
Sistemas de refrigeração e condicionamento de ar.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Inventores
José Alberto Azambuja
Luis Carlos Bonin
Lais Zucchetti

Visite-nos (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *