Eletrodo de nióbio para controle da qualidade de água e efluentes aquosos

Panorama tecnológico
Materiais contendo nióbio ganharam destaque nas últimas décadas devido ao seu papel especial nas indústrias de alta tecnologia, em aplicações que vão desde superligas metálicas até dispositivos eletrônicos, como capacitores. Óxidos de nióbio têm se destacado por possuírem uma gama de propriedades interessantes devido aos vários estados de oxidação e formas alotrópicas, encontrando aplicação em vários campos da ciência e tecnologia. Atualmente, há um grande interesse nas propriedades catalíticas e semicondutoras, mostrando ser um material promissor para aplicações em, por exemplo, sensores e eletrocatalisadores. Assim, dada a crescente importância do monitoramento, tanto de efluentes quanto da própria água, e considerando que a quantidade de oxigênio dissolvido em meio aquoso é um importante indicativo da qualidade dos mesmos, o estudo de materiais aplicáveis a estas demandas se torna necessário.

Descrição da tecnologia
Obtenção de óxidos de nióbio para aplicação na determinação de oxigênio dissolvido em meio aquoso. O óxido de nióbio nanoestruturado obtido sobre nióbio metálico catalisa a reação de redução de oxigênio, através da qual é possível a detecção de quantidades mínimas deste gás dissolvido em soluções aquosas.

Problema resolvido
O material desenvolvido é capaz de detectar com precisão e reprodutibilidade teores de oxigênio dissolvido em meio aquoso de até menos de 1 mg/l ao longo da faixa completa de pH (0 até 14).

Vantagens
-Precisão;
-Reprodutibilidade;
-Eliminação de um coletor de corrente;
-Emprego de um dispositivo de tamanho pequeno.

Aplicações
Determinação da qualidade da água, assim como da qualidade de efluentes aquosos.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Inventores
Célia de Fraga Malfatti
Leliz Ticona Arenas
Martina Cadorin
Maria Rita Ortega Vega

Visite-nos (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *