Manequim simulador de braço para prática de procedimentos médicos injetáveis

Panorama da tecnologia
Os simuladores de braços para práticas médicas existentes apresentam limitações como imobilidade (são fixos), baixa fidelidade (configurações estruturais pouco semelhantes a uma parte do corpo humano) ou inexistência de sinalização de erros. Desta forma, as simulações disponíveis ainda são muito distantes da realidade.

Descrição da solução proposta
Manequim simulador de braço com mobilidade (vestimenta), apresentando fidelidade configuracional e sinalização de erro eletrônica. Consiste em um dispositivo vestível compreendendo um revestimento externo, tubo de borracha simulando a anatomia venosa, uma camada interna de proteção em fluido simulador de sangue humano e um compartimento de armazenamento para o fluido simulador.

Aplicações
Uso na metodologia de simulação de procedimentos que envolvam o braço, como punção venosa, injeções intramusculares, intradérmicas e subcutâneas, além do uso para práticas educacionais em saúde. Ainda poderia ser utilizado em espetáculos como artifício cênico.

Vantagens
Aumento de realismo na simulação de procedimentos injetáveis. O simulador é um dispositivo vestível no braço e, além disso, apresenta sinalização de erros de forma visível e eletrônica, favorecendo o aprendizado com segurança na simulação prática.

 Viabilidade
O produto está em fase de estudo de materiais, montagem e aperfeiçoamento do protótipo funcional com fins de futura comercialização.

Ensaios/Testes realizados
Até o momento foram realizados testes de funcionamento no protótipo funcional.

Estágio de desenvolvimento

Categoria de oportunidade
Licenciamento
P&D Conjunto

InventoresGeana Silva dos Santos Hubner, Istefani Carísio de Paula, Jeferson Shin-Iti Shigaki, Luan Carlos Santos Silva, Vanessa Becker Bertoni, Anna Thereza Prates Grillo, Everson Pinto da Silva, João Francisco da Fontoura Vieira, Natália Pietzsch, Renata Tilemann Facó

 

 

 

 

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *