Modelo generativo que vincula padrões geométricos de produtos

Panorama tecnológico
Os recentes avanços em softwares de modelagem e interfaces gráficas permitem aos projetistas construir procedimentos personalizados com a ajuda de ferramentas de projeto computacional para gerar e avaliar uma grande variedade de alternativas de projeto usando a modelagem. Ainda assim, o número de variáveis que podem determinar um conjunto de soluções muitas vezes são conflitantes pois é possível gerar mais de uma solução viável. Ou seja, para cada parte do problema podemos ter mais de um princípio de solução o que gera por vezes inúmeras combinações possíveis e uma ampla massa de dados. Sendo assim, permitir que o designer gere automaticamente uma grande variedade de soluções de projeto é uma grande vantagem oferecida pela modelagem paramétrica no suporte a explorações de projeto geométrico. Algoritmos genéticos (AG’s) que simulam a evolução e a seleção natural dos seres vivos tem se mostrado como alternativa de apoio, pois permitem a construção de modelos computacionais capazes de auxiliar na tarefa de gerar e avaliar múltiplas soluções. 

Descrição da tecnologia
Modelo generativo que vincula os padrões da construção geométrica da morfologia dos elementos da família de produtos aos elementos e estruturas da genética, permitindo que os mesmos sejam tratados como unidades cromossômicas passíveis de manipulação por algoritmos genéticos e sujeitos aos princípios das combinações e mutações de maneira análoga ao contexto biológico.

Problema resolvido
O principal problema resolvido pelo invento é a composição sistemática de variações formais, com a manutenção da unidade formal de um conjunto.

Vantagens
-Ferramenta fácil de manipular dados e que fornece feedback visual para o designer, acelerando o tempo de avaliação;
-Gramática da forma como estratégia de composição e decomposição das geratrizes que descrevem a morfologia das superfícies de revolução;
-Permiti a relação das equivalências entre os padrões geométricos, genéticos e computacionais.

Aplicações
-Empresas de produção em massa.
As empresas de produção em massa que geram alto número de variantes de produtos organizam sua base operativa baseada no sistema plataforma – modularidade. Isto significa que a modularização é usada como uma ferramenta para quebrar a estrutura do produto em partes menores, ou seja, unidades controláveis. Assim, a tecnlogia pode ser aplicada em processos e ferramentas capazes de lidar com tal complexidade, permitindo manusear os dados do problema projetual e oferecer a possibilidade de inserir ou até mesmo partir de soluções prévias que constituem o patrimônio intelectual da empresa.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Inventores
Tânia Inês Sulzbacher
Fábio Gonçalves Teixeira

Visite-nos (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *