Nanocompósito termoplástico com propriedades magnéticas

Panorama tecnológico

Nanomateriais são materiais que possuem graus estruturais na ordem nanométrica (10-9m ou um milionésimo de milímetro), cujas propriedades diferem das observadas em maior escala. Dentre os nanomateriais, existem os nanocompósitos, formados pela união de dois ou mais componentes, sendo que em um deles as suas partículas possuem dimensões da ordem de nanômetros. Estas dimensões aumentam a interação entre a partícula e o meio, melhorando em muito algumas propriedades do nanocompósito em relação ao componente puro.

O interesse pelos nanocompósitos tem crescido acentuadamente, uma vez que estes compostos tendem a apresentar melhores propriedades quando comparados com os compósitos convencionais.

 

Descrição da tecnologia

Método de obtenção de nanocompósitos a partir do uso de nanomateriais na polimerização in situ de poliolefinas para obter um termoplástico com propriedades magnéticas.

 

Vantagens/diferenciais

  • Redução de uma etapa de processamento em relação ao método convencional, reduzindo o custo de produção.
  • O processo é realizado a temperatura ambiente, não causando problemas de degradação de material.
  • O compósito resultante apresenta propriedades magnéticas a temperatura ambiente, enquanto que os existentes apresentam propriedades magnéticas somente a baixas temperaturas.
  • O material pode também apresentar propriedades elétricas dependendo do teor de nanopartículas.
  • O material resultante é um termoplástico possuindo todas as propriedades dos mesmos: leveza, resistência mecânica, flexibilidade e processamento.

 

Aplicações

A tecnologia permite obter materiais multifuncionais que podem ter aplicações como sensores na medicina, dispositivos eletrônicos, células solares, sensores magnéticos, absorvedores de micro-ondas, peças e componentes automotivos e aeroespaciais, entre outras.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Status da tecnologia

Pedido de patente depositado no INPI

 

Inventores

Griselda Ligia Barrera de Galland

Carlos Pérez Bergmann

Julian Penkov Geshev

Muhammad Nisar

Juan Raul Quijada Abarca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *