Processo de obtenção de nanopartícula magneto-fluorescentes

Panorama tecnológico
O desenvolvimento de materiais híbridos tem despertado interesse estratégico, pois combinam as propriedades originais de cada fase do material. O uso de corantes fluorescentes combinado a materiais magnéticos abriu um novo campo de aplicações em função da combinação das propriedades magnéticas e fluorescentes, como por exemplo, como agentes de contraste para imagens de ressonância magnética. O desenvolvimento constante de materiais com excelência em suas propriedades desejadas, faz com que a busca deles seja constante.

Descrição da tecnologia
A presente invenção apresenta de maneira clara o processo de obtenção de materiais híbridos magneto-fluorescentes. As partículas magnéticas de óxido de ferro são revestidas in situ com sílica, sob a qual são ligados quimicamente corantes fluorescentes.

Problema resolvido
O método de imobilização dos corantes na sílica que recobre as nanopartículas magnéticas permite que não ocorra a separação de fases entre o corante e as partículas magnéticas. Os corantes dessa forma imobilizados conservam todas as suas propriedades ópticas.

Aplicações
A síntese de materiais híbridos magneto-fluorescentes possibilita o uso em aplicações como agentes de contraste para imagens de ressonância magnética nuclear (MRI) no diagnóstico de doenças e materiais reveladores para uso na Papiloscopia Forense.

Vantagens
– A separação de fases não ocorre em função da forte ligação química entre o material fluorescente e a sílica que reveste o pó magnético. Portanto, não há separação de fases com o passar do tempo.
– Não é necessária a reposição de corante.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Pedido de patente depositado no INPI sob n° BR 10 2020 012164 2.
Buscamos parceria com empresas para desenvolvimento e mercado.

Inventores
Cassio Fernando Reis
Leandra Franciscato Campo

Visite-nos (clique no logo):
departamento de química orgânica
programa de pós graduação ciência dos materiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *