Processo de síntese de nanopartículas por deposição física em óleos e derivados

Panorama tecnológico
Os líquidos iônicos constituem uma alternativa para a geração de nanoestruturas com uma infinidade de tamanho e forma controlados, como silicatos, substâncias inorgânicas e híbridas, materiais nanoporosos e nanotubulares, e nanopartículas. No entanto, a baixa solubilidade ou incompatibilidade química comum com os precursores metálicos ou agentes redutores, assim como dificuldades para remover subprodutos de redução química dos líquidos iônicos, limitam a sua utilização na síntese de alguns materiais.

Descrição da tecnologia
A presente invenção descreve um processo de síntese de nanopartículas por deposição física em óleos e derivados, e o produto obtido desta síntese. Compreende um processo de síntese de nanopartículas pela deposição de um material alvo em óleos, que permite controlar o diâmetro e/ou distribuição das nanopartículas.

Problema resolvido
A tecnologia descreve um processo de síntese de nanopartículas através de deposição física e/ou química em óleos como substrados líquidos de baixa pressão de vapor sem adição de agentes redutores ou estabilizantes que não é encontrado em nenhuma outra tecnologia no estado da técnica.

Aplicações
– Medicina;
– Biologia;
– Comestologia;
– Química.

Vantagens
– Possibilita controlar o diâmetro e a distribuição das nanopartículas, sem a necessidade de adição de agentes redutores e estabilizantes;
– Permite deposição de materiais em atmosferas livres de gases reativos, evitando a oxidação do material nanoparticulado;
– Proporciona uma síntese limpa, rápida e de baixo custo;
– Não produz nenhum tipo de resíduo;
– Produção de nanopartículas por deposição de materiais isolantes, cerâmicos, metálicos ou semicondutores, em óleos.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Patente concedida pelo INPI sob n° do pedido PI 1003417-0.
A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Adriano Friedrich Feil
Pedro Migowski da Silva
Heberton Wender Luiz dos Santos
Jairton Dupont
Sergio Ribeiro Teixeira

Visite o Lab… (Clique no logo)