Processo simplificado para produção de polímeros resistentes a fotodegradação

Panorama tecnológico

Na indústria, para uma matriz polimérica adquirir as três propriedades – baixa polidispersão, emissão fluorescência e inibição de fotodegradação – são utilizados ou de dois a três aditivos ou modificações estruturais após a fabricação do polímero. É intuitivo o fato de que quanto maior o número de modificações e aditivos necessários maior é o custo envolvido e o tempo exigido na produção do material.

Descrição da tecnologia

Nova classe de iniciadores de polimerização ATRP (Atom Transfer Radical Polymerization) com diversas propriedades intrínsecas que dispensam o uso de determinados tipos de aditivos e/ou dopantes para polímeros. Para obter um polímero de massa molar controlada, fluorescente e/ou inibidor de fotodegradação é necessária a adição de compostos que tenham tais propriedades à matriz polimérica e estes novos compostos iniciadores têm a capacidade de inserir na matriz polimérica todas essas propriedades ainda na etapa de polimerização com a adição de somente uma molécula, sem necessidade de processamentos ou modificações estruturais posteriores. Os compostos consistem em moléculas benzazólicas modificadas contendo substituintes em diferentes posições para a variação de sua região de absorção e de emissão de fluorescência.

Problema resolvido

Obtenção de materiais fluorescentes através de metodologia simples, utilizando composto que é iniciador e fotoprotetor ao mesmo tempo.

Vantagens

– Agilizar produção;

– Diminuir custo de produção.

Aplicações

– Embalagens inteligentes;

– Revestimentos espaciais;

– Marcadores de segurança e rastreabilidade.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria
Licenciamento
Parceria estratégica
Captação de recursos

Inventores

Fabiano Severo Rodembusch
Matheus Fialho Zawacki
Jônatas Faleiro Berbigier
Cesar Liberato Petzhold
Visite nossos laboratórios (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *