Revestimentos de hidroxiapatita sobre substratos metálicos obtidos através da combustão de uma solução precursora em uma chama

Panorama tecnológico
A atual tecnologia empregada na produção de revestimentos de hidroxiapatita utiliza equipamentos de alto custo e, a grande maioria, utiliza pós do próprio material (neste caso a hidroxiapatita a ser depositado como matéria prima). As técnicas atuais também apresentam, em um primeiro momento, uma qualidade que não é a ideal para empregar em implantes e próteses.

Descrição da tecnologia
A presente invenção tem como inovação o uso de uma chama e solução precursora de baixo custo, desenvolvida em laboratório, na produção de revestimentos de hidroxiapatita.

Problema resolvido
Além do custo baixo da matéria prima, o presente invento resolve o problema de falta de cristalinidade que os revestimentos de hidroxiapatita usualmente apresentam, pois este processo produz revestimentos cristalinos, em que não há necessidade de um tratamento térmico posterior. Também se deve considerar que o invento apresenta altas taxas de deposições, o que comercialmente pode representar uma elevada produtividade.

Aplicações
A tecnologia apresenta maior potencial de aplicação nas áreas de ortopedia e odontologia, através do uso em próteses e implantes.

Vantagens
– Equipamentos e matéria prima de menor custo;
– Solução que contém sais precursores dissolvidos que após sua combustão levam a formação de um revestimento;
– Após a deposição do material, os revestimentos de hidroxiapatita não necessitam de um tratamento para a sua utilização (sem contar que é preciso a esterilização antes).

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é TRL5-960x96.png

Status e oportunidade
Patente concedida pelo INPI sob n° do pedido PI 0703087-8.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Rafael Mello Trommer
Luís Alberto dos Santos
Felipe Nobre de Souza
Márcio Dias Lima
Carlos Perez Bergmann

Visite o Lab… (Clique no logo)