Síntese rápida de nanoestruturas de pentóxido de nióbio

Panorama tecnológico
Linhas de pesquisa envolvendo a aplicação de semicondutores em diferentes áreas vem sendo desenvolvidas continuamente, com o pentóxido de nióbio (Nb2O5) se destacando por suas excelentes propriedades eletrônicas, estruturais e morfológicas. O Brasil é o maior produtor de minério de nióbio (Nb) do mundo e devido a isso pesquisas na área vêm sendo conduzidas mostrando o potencial do Nb2O5 em aplicações tecnológicas e ambientais, agregando valor a esse material.

Descrição da tecnologia
A presente invenção consiste num processo de síntese rápida de nanoestruturas homogêneas de Nb2O5 pelo método hidrotérmico, assistido por micro-ondas. O processo reduz consideravelmente o tempo de síntese das nanoestruturas utilizando placas de Nióbio como matéria prima.

Problema resolvido
O processo hidrotérmico, apesar de ser uma técnica relativamente simples para a síntese de nanoestruturas de Nb2O5, implica em longos tempos de síntese, tornando-o impraticável para produção em escala industrial dado o grande consumo de energia ao longo do tempo. A presente tecnologia resolve esse problema através de síntese rápida pelo método hidrotérmico assistido por micro-ondas, utilizando placas de nióbio como matéria-prima.

Aplicações
Eletrodos nanoestruturados de Nióbio são utilizados em setores industriais, farmacêuticos, médicos, agronegócios, na degradação de poluentes, como biosensores, na fotocatálise, entre outros.

Vantagens
– Tempo reduzido para a síntese das nanoestruturas homogêneas de Nb2O5 (de 48h para 1h e 2h).
– Obtenção de eletrodos nanoestruturados a custo baixo.
– A utilização de placas de Nióbio no lugar de pó melhora a capacidade de reutilização do material e diminui o impacto ambiental.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Pedido de patente depositado no INPI sob n° BR 10 2020 011502 2.
Buscamos parceria com empresas para desenvolvimento e mercado.

Inventores
Thais Cristina Lemes Ruwer
Jânio Venturini Júnior
Carlos Pèrez Bergmann

Visite-nos (clique no logo):

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *