Sistema de encaixe para elementos estruturais e mobília montável

Panorama tecnológico
O sistema de encaixe XYZ diferencia-se pela sua simplicidade produtiva (reduzido número de peças, reduzido número de processos para manufatura das peças), variações de juntas e  simplicidade estética ao esconder os seus elementos de fixação. Entretanto, as resistências mecânicas são bem menores.

Descrição da tecnologia
Sistema para junção de três peças barrotes de madeira com seção quadrada  perpendiculares entre si, formando um ponto de intersecção, utilizando fixação invisível através de encaixes. Estético e produtivo. As junções de três eixos na marcenaria são possíveis utilizando pregos, parafusos, cantoneiras, entre outras fixações aparentes ou usando técnicas artesanais milenares de encaixes para esconder os sistemas de fixação, o que dificulta a produção industrial.

Demonstração da tecnologia.

Problema resolvido
O invento resolve o problema de unir três barras longitudinais, barrotes de madeira com seção quadrada, perpendiculares entre si, formando um único ponto de intersecção, melhorando a estabilidade da junção, sem deixar amostra furações e elementos de fixação, como pregos, parafusos, cantoneiras e cavilhas, e sem utilizar encaixes que necessitem usinagem artesanal ou impressão CNC.

Vantagens
As principais vantagens são estéticas e produtivas. Estética por esconder fixações e produtivas devido ao processo de produção das peças ser simplificado em relação as demais formas existentes de junção.

Aplicações
Indústria Moveleira

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Inventores
Márcia Carneiro Machado Luiz
Fábio Gonçalves Teixeira

Visite nosso laboratório (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *